Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the download-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the carousel-slider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO ARBITRÁRIA DO FERROVIÁRIO LUCAS DAMETTO - Unidade Classista

NOTA DE REPÚDIO À DEMISSÃO ARBITRÁRIA DO FERROVIÁRIO LUCAS DAMETTO

A Unidade Classista repudia com veemência a demissão arbitrária, injusta e política do maquinista ferroviário Lucas Dametto, coordenador do Comitê de Luta contra a Privatização da CPTM. A demissão configura um gravíssimo ataque à liberdade de atuação sindical, já que não há qualquer queixa com relação à produtividade do trabalho do camarada. Trata-se portanto, de evidente demissão política.

É evidente que a empresa e o governo buscam, mais uma vez, intimidar a categoria ferroviária para que aceite calada o processo de privatização da CPTM, precedido por anos de sucateamento do serviço, em prejuízo dos funcionários e dos usuários do sistema. O governo Dória, assim como os governos tucanos anteriores, têm priorizado seus compromissos com a chamada “iniciativa privada” (com a qual o próprio Dória sempre manteve fortes relações e fazia lobby através da sua empresa Lide, sendo essa a origem de sua fortuna milionária) em detrimento do bem público.

A CPTM tem longo histórico de desarticulação do movimento sindical independente. A criação do Comitê de Luta contra a Privatização da CPTM aconteceu em resposta à já deteriorada situação sindical dos funcionários da CPTM, que, apesar de demonstrarem imensa insatisfação e desconfiança com relação à empresa, não consegue transformar esse sentimento numa atuação efetiva de melhoria das condições de trabalho e da ferrovia no geral. Como se não bastasse a fragmentação da categoria em três sindicatos separados que também representam funcionários de outras empresas, o que já enfraquece bastante a categoria, os trabalhadores se deparam também com uma direção sindical acomodada e inativa que aparentam atuar sob os mesmos interesses da empresa, do governo e do projeto de privatização, subvertendo assim o próprio propósito da organização sindical, deixando milhares de trabalhadores desamparados e muitas vezes atuando contra eles.

O Comitê de Luta contra a Privatização da CPTM é um instrumento legítimo e necessário que funcionários e usuários encontraram para canalizarem suas insatisfações e desconfianças com relação a esse processo obscuro e conturbado de privatização da empresa. É no exercício da plena liberdade política que os trabalhadores integram este comitê, sendo inconstitucional qualquer represália que algum trabalhador sofra por atuar contra a concessão da empresa. A verdade inconveniente é que o próprio processo de privatização é que atua contra a empresa, espalhando mentiras, sucateando e piorando o serviço.

A demissão do maquinista Lucas Dametto pune gravemente com o desemprego um funcionário que exercia normalmente seus direitos e liberdades políticas. Porém, ela não causará qualquer recuo na atividade do Comitê, que, ao contrário, redobra suas forças e reforça a certeza da justeza dos anseios que levaram à sua criação!

PELA IMEDIATA REINTEGRAÇÃO DO MAQUINISTA LUCAS DAMETTO!
TODA SOLIDARIEDADE AO COMITÊ DE LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA CPTM!