Montadoras investem no exterior dinheiro que economizam com isenção do IPI

cspconlutas

O blog “Achados econômicos” publicou reportagem baseada em dados do Banco Central que mostra o absurdo a que chegou a subserviência do governo brasileiro frente às grandes empresas, no caso, as montadoras de veículos.

O levantamento feito pelo blog junto a dados do BC mostram que de 2009 até junho deste ano, as montadoras de veículos investiram no exterior (não se trata de remessa de lucro, mas sim de investimento estrangeiro direito na produção) 3,4 bilhões de dólares.

Em moeda nacional isso significa 8 bilhões de reais. E o detalhe é que levantamento do Ministério da Fazenda calcula que o governo tenha deixado de arrecadar neste mesmo período (2009 até junho passado) cerca de 8,2 bilhões de reais, devido à isenção do IPI para as montadoras.

Ou seja, os 8,2 bilhões de reais de recursos públicos que o governo repassou para estas grandes empresas, foram usados por elas para investimentos em outros países!

Para o quadro ficar completo, a General Motors, uma das empresas beneficiadas pela redução do IPI determinada pelo governo, está anunciando o encerramento da produção do Classic em sua fábrica de São José dos Campos, colocando em risco o emprego de 600 trabalhadores…A serviço de quem mesmo, está a política econômica do governo do PT?