Modelo de endividamento ‘bateu no teto’

O

Olhar Comunista destaca a divulgação, nesta terça-feira, do

Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito. Os números comprovam: a busca dos brasileiros por crédito registrou queda recorde no primeiro semestre de 2012. Isso significa que o modelo de gerar crescimento do PIB através do endividamento das famílias bateu no teto, para desespero do Governo Federal.


O número de pessoas que procuraram crédito no primeiro semestre caiu 7,4% na comparação com o mesmo período de 2011, o que representa o maior recuo da série histórica do indicador, criado em 2008. Na comparação de junho com o mesmo mês de 2011, o recuo ficou em 6,6%. Em relação a maio, a queda foi de 2,1%.

Isso ocorreu mesmo com os bancos públicos tendo aberto uma “guerra” nesse segmento com uma série de reduções na taxa de juros. De onde podemos concluir que a população brasileira está chegando ao limite de seu endividamento.

Podemos estar observando o fim de um ciclo no país, que traz desafios para o Governo e apreensão aos trabalhadores: é que para manter taxas de crescimento elevadas, ao invés de investir nas áreas sociais, na reforma agrária, estatizar os bancos, promover o crescimento da indústria voltado para o mercado interno e outras medidas que, mesmo em meio às limitações insuperáveis do capitalismo, podem gerar crescimento com alguma distribuição de renda e promover um pouco de justiça social,o Palácio do Planalto deve ser tentado a fazer contra-reformas, principalmente a trabalhista. Fiquemos alerta.