Ministério Público do Trabalho apura denúncias de aeronautas na Azul/Trip

aeronautas.aero

No dia 2/10, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) foi notificado pelo MPT-RJ que as denúncias apresentadas às vésperas da assembléia do dia 26/8 foram acatadas e uma audiência havia sido agendada para o dia 4/10, às 11h30 naquele órgão. Na mesma data e horário já havia uma mediação agendada em Brasília, no MTE, para que a Azul apresentasse um parecer sobre a contraproposta apresentada pelo SNA na semana passada. Sendo assim, a mediação do MTE em Brasília, foi reagendada para hoje, dia 11/10.

No dia 4/10, a AZUL não compareceu a audiência, que foi reagendada para o dia 7/10, segunda-feira. Na audiência de segunda-feira, a procuradora exigiu explicações da Azul quanto aos ocorridos e determinou que as comunicações sobre a nova proposta a ser votada devem ser feitas via e-mail e/ou vídeo, que devem ser elaborados de comum acordo e apresentados previamente ao SNA.

O SNA reiterou que as mesmas pessoas que estavam envolvidas nos episódios anteriores permaneciam ocupando posições de liderança e pediu que fossem tomadas providências para que situações de abordagens em áreas comuns da empresa, principalmente em crew desks, não viessem a ocorrer novamente.

A procuradora deixou claro que caso haja reincidência, as provas existentes já eram suficientes para que fosse instaurada pelo MPT uma Ação Civil Pública com pedido de tutela antecipada por danos morais, e que tal medida seria prontamente tomada caso necessária.

Dessa forma, entendemos que obtivemos a segurança necessária para que seja mantido um ambiente tranquilo no período que antecederá a nossa próxima votação. Essa é mais uma vitória obtida pela atuação do grupo em conjunto com o SNA, mostrando que conquistas além das questões econômicas podem ser obtidas com o envolvimento de todos.

Nesta sexta-feira, dia 11/10, ocorrerá mediação no MTE Brasília, a qual permanece aberta para a participação dos tripulantes interessados, e aqueles que quiserem participar enviem seus dados para remunera.azultrip@gmail.com