Metalúrgicos de SJC vão à luta unificados com Campinas, Limeira e Santos por 13,5%
CSP – Conlutas
A Assembleia Geral dos metalúrgicos de São José dos Campos e Região aprovou, neste sábado, dia 3, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. A categoria vai lutar pelo reajuste de 13,5% (inflação pelo INPC mais 6,46% de aumento real).
Também está na pauta de reivindicações o piso salarial do Dieese (hoje em R$ 2.860), a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, direito à eleição de delegados sindicais e comissão de fábrica e que a limpeza dos uniformes passe a ser de responsabilidade das próprias empresas, e não dos funcionários.
A data-base dos metalúrgicos da região é 1º de setembro, portanto, logo após o Dia Nacional de Paralisações, convocado para 30 de agosto por todas as centrais sindicais do país. Na campanha deste ano, os metalúrgicos pretendem repetir nas fábricas a força das mobilizações das ruas para lutar por suas reivindicações.
A campanha é unificada entre São José dos Campos, Campinas, Limeira e Santos, o que representa cerca de 150 mil metalúrgicos. O índice de reajuste foi construído em conjunto pelos quatro sindicatos e considera a inflação pelo INPC do período de setembro de 2012 a agosto de 2013.
A entrega da pauta na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) acontecerá na próxima quarta-feira, dia 7.
“A vida da classe trabalhadora está cada dia mais difícil, com o custo de vida em alta e as empresas pressionando para que os funcionários produzam mais e mais. Este cenário vai se refletir na Campanha Salarial. Os trabalhadores estão insatisfeitos e dispostos a lutar”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá.
Fonte: Sindicatos dos Metalúrgicos de SJC e Região