Metalúrgicos de Minas Gerais preparam jornada de lutas na próxima semana
cspconlutas
Na próxima terça-feira (21), às 13h, os metalúrgicos de Minas Gerais
terão a segunda reunião de negociação com
FIEMG.
A Federação Sindical e Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FSDM), que representa os trabalhadores, avalia que a patronal está em “compasso de espera”, para ver como vai se desenrolar a eleição presidencial. A categoria, entretanto, promete pressionar para ter agora a resposta para as suas reivindicações, independente do resultado das eleições.
Segundo a FSDM, os trabalhadores têm respondido ao chamado da Federação de mobilização. As atividades de lançamento foram muito positivas em todas as regiões.
Por isso, os metalúrgicos prometem intensificar a campanha com mobilizações mais radicalizadas e preparam um calendário para a próxima semana com dias de luta em 23 e 24 de outubro. A proposta é fazer paralisações (atrasos de entrada) por 2 horas, podendo até se estender por um dia completo, dependendo das condições. A ação ocorre nas fábricas metalúrgicas em que a Federação atua na região de Várzea da Palma, Itaúna, Barão de Cocais, Divinópolis, entre outras.
No dia 29 de outubro, está sendo preparada uma grande marcha da Federação em Itajubá e Paraisópolis como parte da jornada de outubro. Em Itajubá, os trabalhadores sofrem o ataque da PKC com ameaça de fechamento em dezembro. E ainda há o ataque do setor governista da CUT.
A FSDM quer jogar todas as fichas nesta reta final com unidade e luta que é a chave da vitória.