Mais metalúrgicos podem parar

Valor Econômico

Mais quatro grupos de metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) podem entrar em greve a partir de segunda-feira, dia 10. Na terça-feira o Grupo 2, que envolve trabalhadores do setor de máquinas e eletrônicos, entregou um aviso de greve para o setor patronal. Ontem foi a vez dos grupos 3 (autopeças), 8 (refrigeração, entre outros), 10 (lâmpadas, entre outros) e estamparia levantarem a possibilidade de greve, uma vez que as negociações da campanha salarial não têm avançado, principalmente em relação ao índice de reajuste salarial.

Os cinco grupos de metalúrgicos totalizam 202 mil trabalhadores, segundo a Federação dos Metalúrgicos (FEM) da CUT em São Paulo, o que representa 81% de sua base no Estado.

Já os metalúrgicos do ABC decidiram ontem à noite fazer uma paralisação de um dia na segunda-feira para reivindicar reajustes salariais. Deverão parar 70 mil trabalhadores da região, exceto os funcionários de montadoras, informou o sindicato dos Metalúrgicos do ABC. A paralisação não atinge as montadoras (Ford, Mercedes -Benz, Scania e Volkswagen), porque na campanha de 2011 o Sindicato conquistou acordo salarial com validade para dois anos.