Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
LIBERTEM PAULO GALO - LUTAR NÃO É CRIME! - Unidade Classista

LIBERTEM PAULO GALO – LUTAR NÃO É CRIME!

Liberdade imediata para Paulo Galo – Preso Político em São Paulo

Meses atrás começa a circular muito o vídeo de um rapaz, trabalhador de apps, falando que não era “empreendedor”, mas sim trabalhador, explorado e debatendo a necessidade de se organizar e lutar por melhora nas condições de vida e trabalho. Esse trabalhador é Paulo Galo. Galo é a principal liderança sindical que surgiu nos últimos 2 anos nos trabalhadores de apps. Trabalhador da periferia, politizado, com excelente oratória, sem ilusão com patrão e com os pés no barro, sem se encantar com “fama” ou algo do tipo.

Galo teve papel ativo na organização dos entregadores antifascistas, no breque dos apps e no apagão dos apps. Embora o movimento sindical dos trabalhadores de apps ainda esteja no início, sendo criado, consigo imaginar a preocupação da Uber, Ifood, Rappi e afins. A prisão de Galo, todas as ilegalidades do processo, não são por causa da estátua feia de Borba Gato. Não vamos ser ingênuos. Isso é perseguição POLÍTICA por causa da atuação SINDICAL de Galo. É uma ação para tirar de circulação um líder sindical talentoso e qualificado.

Não tenha dúvidas que administradores das empresas de apps, quando souberam da prisão de Galo ou do incêndio na estátua, fizeram chegar ao governo do estado de São Paulo a ordem para manter Galo preso, tirar de circulação essa liderança sindical, manter ele calado. O que estamos vendo é um caso clássico de perseguição política para desestruturar um movimento sindical. Já vimos muitos casos assim na história. Não importa o que você acha da estátua de Borba Gato. Não é essa a questão. É uma prisão política, uma perseguição anti-sindical.

Por Jones Manoel – militante do PCB/UC