Justiça nos Trilhos e MST pedem investigação da Vale por espionagem

Brasil de Fato

28/05/2013

Vivian Fernandes

da Radioagência NP

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Justiça nos Trilhos encaminham nesta terça-feira (28) um pedido de investigação da mineradora Vale. As organizações exigem a apuração das denúncias de espionagem e infiltração em movimentos sociais praticadas pela empresa.

Desde o dia 20 de abril, a imprensa vem noticiando acusações de um ex-gerente de inteligência da mineradora sobre a quebra ilegal de sigilo telefônico e bancário de jornalistas, trabalhadores, ambientalistas e membros de organizações sociais.

Também acesso irregular a dados do Infoseg (sistema que reúne informações de segurança pública, justiça e fiscalização) e da Receita Federal das vítimas.

O integrante da Justiça nos Trilhos, padre Dario Bossi, afirma que “há indícios de participação de agentes da Abin [Agência Brasileira de Inteligência] no esquema de espionagem. Agora, cabe ao governo cumprir seu papel de fiscalizador das ações ilegais, assim como de defensor de seus cidadãos”.

Organizações brasileiras e estrangeiras acompanham os movimentos no pedido das investigações. Eles serão entregues à Presidência da República, ao Ministério da Justiça, ao Ministério de Direitos Humanos. Além da Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral do Trabalho, Direção-Geral da Abin e às presidências da Câmara e do Senado.

(Foto: Reprodução)