INTERSINDICAL REALIZA EXISTOSO ENCONTRO NACIONAL

A Intersindical – instrumento de organização e luta dos trabalhadores – realizou seu III Encontro Nacional nos dias 13, 14 e 15 de novembro, em Campinas. Participaram cerca de 500 delegados, de 20 estados, representando mais de 60 ramos de atividade. Durante três dias, os delegados ao III Encontro debateram a conjuntura nacional, a reorganização do movimento dos trabalhadores, o plano de ação para o próximo período e organização e fortalecimento da Intersindical.

As discussões do Encontro se dividiram em duas mesas gerais – conjuntura e reorganização -, a organização por ramos de atividade- que realizaram grupos de discussão específicos – e exposições sobre as questões de etnia, gênero, GLBTT e juventude trabalhadora. A Unidade Classista expôs sua posição política em todas as mesas. Fizeram pronunciamentos, também, a Alternativa Sindical Socialista, a Consulta Popular e a Resistência Popular. Os grupos de discussão dos ramos de atividade se dividiram em metalúrgicos, servidores públicos, químicos, urbanitários, construção civil, vestuário e calçados, vigilantes e trabalhadores em comunicação. Houve, ainda, reunião de professores com vistas ao congresso da CNTE.

O III Encontro aprovou uma resolução final, ressaltando a necessidade da unidade de ação entre todas as organizações do campo de oposição ao capital e ao governo. Tal unidade de ação é pressuposto para a futura unificação orgânica da classe trabalhadora. A Intersindical, como resolução do Encontro, propõe um dia nacional de luta, ainda no primeiro trimestre, para enfrentar os ataques contra os direitos dos trabalhadores e avançar em novas conquistas.