IFCE em Tabuleiro do Norte também paralisará atividades, em defesa da jornada de 30 horas
sindsifce.com.br
Dois dias após os servidores do Campus Limoeiro do Norte do IFCE anunciarem paralisação de atividades, em defesa da jornada de trabalho de 30 horas semanais, os servidores do Campus Tabuleiro do Norte também decidiram parar. Outros 11 campi do Instituto já têm assembleias marcadas
Reunidos em assembleia na sexta-feira, 17/10, os servidores do Campus Tabuleiro do Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), decidiram paralisar as atividades nos próximos dias 21 e 22/10 (terça e quarta-feira), reivindicando a revogação da portaria recentemente assinada pela Reitoria do Instituto que modifica a jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos, de 30 para 40 horas semanais.
A decisão dos servidores do Campus Tabuleiro do Norte reforça a mobilização em defesa das 30 horas, que já levou os servidores de outro campus, o de Limoeiro do Norte, a agendar paralisação total das atividades, nos mesmos dias (21 e 22/10).
Os servidores do Campus Limoeiro exigem a imediata revogação da portaria e a pronta reabertura de diálogo da Reitoria com a comunidade acadêmica, para elaboração de nova portaria sobre a jornada de trabalho no Instituto, preservando os direitos dos servidores à atual jornada, de 30 horas semanais, tomando como base portaria do Instituto Federal de São Paulo.
Caso não aconteça a revogação da portaria, os servidores do Campus Limoeiro se reunirão na quinta-feira, 23/10, em nova assembleia geral, para debater possível indicativo de greve. Já os servidores do Campus Tabuleiro avaliarão, durante os dias de paralisação, a possível realização de nova assembleia, se não houver resposta satisfatória por parte da Reitoria.
Os servidores dos campi Limoeiro e Tabuleiro e os integrantes da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE) que participaram das assembleias destacaram que existe plena previsão legal para continuidade da jornada de 30 horas, caso a Reitoria do IFCE mantenha o compromisso assumido com os servidores e preserve esse direito, conquistado na última greve da categoria, em 2012.
São Paulo: jornada de 30 horas
Ao contrário do discurso da Reitoria do IFCE, de que a mudança de 30 para 40 horas seria necessária por determinação federal, o Instituto Federal de São Paulo publicou portaria garantindo a jornada de 30 horas e dando preferência a essa carga horária. Ao contrário do que vem acontecendo no IFCE, o Instituto Federal de São Paulo definiu todas as condições para garantir e priorizar a jornada de seis horas diárias.
Próximas assembleias nos campi do IFCE
Dando continuidade à mobilização dos servidores do IFCE em defesa da jornada de 30 horas, novas assembleias acontecerão ao longo da próxima semana, em diversos campi.
Na segunda-feira, 20/10, pela manhã, acontece assembleia no IFCE de Canindé. Na quarta-feira, 22/10, acontecem assembleias em Camocim e Quixadá (pela manhã) e em Tabuleiro do Norte (à tarde). Na quinta-feira, 23/10, é a vez de Limoeiro do Norte, Caucaia (ambos pela manhã) e Baturité (à tarde) realizarem assembleias reunindo os servidores.
No dia 29/10 acontecem assembleias em Sobral (manhã), Umirim (manhã) e Acaraú (tarde). No dia 30/10 os servidores se reunirão em assembleias em Maracanaú (manhã), Ubajara (manhã) e Tianguá (à tarde)