Idosos completam 11 dias ocupando fundo de pensão no Rio de Janeiro
CUT
08/07/2013
No Paraná, dois aposentados faleceram em decorrência de problemas cardíacos enquanto participavam de uma vigília
Escrito por: Redação Pauta Nova
Os 13 aposentados que ocupam a sede do Instituto Aerus, no centro da cidade do Rio, completam nesta segunda-feira (8) 11 dias acampados no local.
Marcando a data, a partir das 13 horas desta segunda-feira, é esperado uma grande concentração de manifestantes, no local da ocupação, para realizar uma caminhada que seguirá da Rua do Ouvidor até o Aeroporto Santos Dumont.
Com idade média de 75 anos, os idosos afirmam ter disposição de permanecer no local até que um representante do Governo Federal apresente uma solução ao problema. Em função da idade avançada, alguns dos manifestantes apresentaram problemas de pressão.
No Paraná, dois aposentados faleceram em decorrência de problemas cardíacos enquanto participavam de uma vigília, acompanhando a ocupação que está sendo transmitida, ao vivo, pela internet.
Nestes sete anos, mais de 800 idosos vieram a falecer, em função de problemas de saúde agravados pela dificuldade em comprar remédios e realizar a manutenção dos seguros de saúde.
Os aposentados pedem uma solução do Governo para a retomada dos pagamentos das pensões e aposentadorias para os cerca de 10.000 assistidos do fundo de pensão, em sua maioria ex funcionários das antigas aéreas Varig e Transbrasil.
O Instituto Aerus, que realizava a complementação das aposentadorias dos trabalhadores da aviação, entrou em intervenção e liquidação pelo Governo Federal há mais de 7 anos, desde então os benefícios pagos vem sendo reduzidos, e já há 4 anos os participantes recebem apenas 8% das aposentadorias que teriam direito.