IBM demite pelo menos 1,6 mil. Total de cortes pode chegar a 8 mil

Computer World

A notícia foi divulgada inicialmente num portal chamado Alliance@IBM. Total de cortes pode representar 2% do time global de funcionários

DA REDAÇÃO*

A IBM demitiu ontem mais de 1,6 mil funcionários inicialmente nos EUA e mais cortes ainda podem ocorrer. A informação foi inicialmente divulgada por uma organização de funcionários chamada Alliance@IBM, que tem sido uma fonte confiável de notícias sobre movimentos trabalhistas dentro da companhia.

Em reportagem publicada pela rede Bloomberg, os cortes começaram nos EUA e fazem parte do plano de reestruturação global que a empresa tinha prometido fazer em abril. Os cortes, segundo a Bloomberg, atingem funcionários em nível sênior. O total de cortes pode chegar a 8 mil funcionários globalmente e deve custar até 1 bilhão de dólares, diz a rede de notícias. Isso representaria 2% da força total de trabalho da companhia em nível mundial.

Um comunicado oficial da empresa, enviado às redações pela assessoria de comunicação no Brasil, diz apenas que “a indústria de tecnologia está em constante mudança e transformação é um princípio essencial do nosso modelo de negócio. Consequentemente, alguns níveis de ajuste em nossa força de trabalho são uma necessidade constante para nosso negócio. Dada a natureza competitiva da nossa indústria, não discutimos publicamente detalhes dos nossos planos referentes aos funcionários”.

O mural de mensagens da Alliance@IBM está repleto de comentários de funcionários. Um deles, segundo a Computerworld americana, escreve “Meu gerente me comunicou que fui demitido depois de 26 anos como engenheiro de software na divisão STG (Systems & Technology Group). Triste.”

Atualmente, o maior contingente de profissionais da IBM estaria na Índia, com 112 mil funcionários, enquanto que a estimativa mais recente aponta para um pouco menos de 100 mil empregados nos Estados Unido

* Com reportagem de Patrick Thibodeau – Computerworld USA