Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the download-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the carousel-slider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Grécia: Importante vitória para a classe operária nas eleições sindicais. - Unidade Classista

Grécia: Importante vitória para a classe operária nas eleições sindicais.

solidnet.org

Vitórias significativas das forças classistas nas eleições sindicais do Centro Laboral do Pireo – Federação de Trabalhadores da Construção – Federação dos Trabalhadores dos Setores de Alimentação e Bebidas.

As forças classistas se viram fortalecidas e ocuparam as primeiras posições.

Outro passo positivo, em um esforço para mudar a correlação de forças a favor das forças classistas, se deu pelos trabalhadores urbanos do maior porto do país, o Pireo, assim como em umas federações importantes, como a dos trabalhadores da construção e da alimentação e bebidas. Os trabalhadores respaldaram as chapas que apoiam o PAME, suas reivindicações e sua linha, confirmando na prática os vínculos que forjaram com as forças classistas em duros confrontos de classe durante todo o período anterior.

No 33° Congresso do Centro Laboral do Pireo – ou seja, a Organização Regional de Sindicatos de uma das maiores cidades do país –, pela terceira vez, os trabalhadores deram elegeram a chapa combativa do “Movimento Sindical Unitário Democrático” (DESK), que se agrupa no PAME e na qual trabalham os comunistas. Nas eleições do Centro Laboral, o DESK recebeu 43,5% dos votos e obteve 8 cargos, enquanto nas últimas eleições tinha recebido 7 cargos.

Nas eleições do 23° Congresso da Federação dos Trabalhadores da Construção, as forças classistas se mantiveram, com uma ampla maioria, a frente do setor. A “Chapa Democrática Unitária” (PEDS), apoiada pelas forças classistas, recebeu 156 votos e obteve 27 cargos dos 31 do Conselho de Direção.

Além disso, no 28° Congresso da Federação de Alimentação e Bebidas, as forças classistas se viram fortalecidas, obtendo 80% dos votos e 12 dos 15 cargos. Também se demonstrou a plena convergência das forças de “Intervenção Independente” (SYRIZA), do PASKE (PASOK) e do DAKE (ND), que formaram uma só chapa anti-PAME (obtiveram 3 cargos), continuando a tática que iniciaram em 2004.

Estes resultados se devem à atividade incansável das forças classistas nos centros de trabalho, na organização da luta por defender os direitos dos trabalhadores, contra a política antipopular do capital, do governo, da UE. São características as grandes greves dos marinheiros e mecânicos que enfrentaram com coragem a ordem da mobilização civil impulsionada pelo governo com a colaboração do patronato. É característico o confronto para que assinem o convênio coletivo na indústria de alimentação e bebidas ou para a segurança social dos construtores, onde as forças do PAME enfrentaram os industriais e as grandes indústrias de construção em grandes greves, nas assembleias gerais e em dezenas de mobilizações e outros combates. Uma vez mais, os sindicalistas pelegos e amarelos não conseguiram cumprir sua missão e mudar, através de eleições fraudulentas, a correlação de forças nestes sindicatos e nas federações para sujeitar os trabalhadores e entregar-lhes sem condições ao apetite do capital. O reconhecimento do PAME e de sua luta classista coerente pelos trabalhadores demonstra que a linha do conflito com o capital e com as cúpulas dirigentes pelegas é uma condição prévia para o fortalecimento das forças classistas. Somente isto pode agrupar os trabalhadores e expressar suas necessidades. Por isto intensificamos nossa luta contra o poder do capital, para defender e lutar pelas necessidades das famílias trabalhadoras e populares, porque os trabalhadores podem viver sem os patrões e sem a exploração capitalista.

Tradução:PCB