Fórum pela Paz na Colômbia inicia nesta sexta-feira (24)
Brasil de Fato
Estado: Rio Grande do Sul
Movimentos sociais de vários países se reúnem em Porto Alegre (RS) para apoiar o fim do conflito armado colombiano
da Redação
Enquanto o governo colombiano e os insurgentes das Farc realizam uma mesa de diálogos em Cuba, centenas de militantes e entidades de vários países se reúnem a partir de sexta-feira (24) em Porto Alegre (RS) no Fórum pela Paz na Colômbia. O objetivo é apoiar um processo de paz com justiça social e participação popular que ponha fim ao conflito armado que dura mais de 60 anos na Colômbia. O encontro termina no domingo (26) com a entrega de uma declaração final e a realização de uma coletiva de imprensa.
A programação inclui debates centrados em três eixos: Democracia, Justiça Social e Soberania. Direitos humanos, educação, mulheres, juventude, sindicalismo, terra e território e militarização são alguns temas derivados. Está prevista uma videoconferência com representantes do governo colombiano e das Farc que participam da mesa de diálogos em Cuba. Também haverá um debate entre parlamentares de Brasil, Colômbia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e União Europeia.
Na sexta-feira (24) acontecerá um ato político de abertura às 17h30 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seguida será realizado o Show pela Paz na Colômbia, com apresentação do cantor uruguaio Daniel Viglietti, um dos maiores expoentes da música de protesto latino-americana, e outras atrações culturais brasileiras, argentinas e colombianas.
Entre os convidados para os debates estão a ex-senadora colombiana Piedad Cordoba, porta-voz do Movimento Político e Social Marcha Patriótica, o intelectual argentino Atilio Borón, o senador petista Eduardo Suplicy e a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.
O Comitê Organizador do Fórum conta com mais de 70 organizações brasileiras e com apoio de mais de duas mil entidades colombianas.
<SERVIÇO>
Fórum pela Paz na Colômbia
Data: 24 a 26 de maio
Local: Porto Alegre
Inscrições: 20 reais
Mais informações: www.forumpelapaznacolombia.blogspot.com.br
Contato: Mauricio Avilez – (51) 8132-7444