Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Fórum encaminha mobilização contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação no RS - Unidade Classista

Fórum encaminha mobilização contra a Reforma da Previdência e em defesa da educação no RS

Em reunião ocorrida na última sexta-feira (26), com a participação de 16 entidades, o Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas do Rio Grande do Sul (RS) articulou atividades para o Dia de Luta contra Reforma da Previdência nos Estados, que acontece em 6 de agosto. Além disso, encaminhou ações para a mobilização no dia 13 de agosto, data que está sendo convocada como uma nova Greve Nacional da Educação.

“Nesse período de tantos ataques aos direitos é fundamental construir todas as agendas de luta que se contraponham à política do governo Bolsonaro e do Eduardo Leite, pois são governos que só implementaram medidas prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras, só atendem aos interesses dos lucros dos empresários”, avalia o diretor da ADUFPel-SSind Giovanni Frizzo, que participou da reunião do Fórum.


Dia de Luta nos Estados

A Contrarreforma da Previdência do governo Bolsonaro passou pelo primeiro turno de votação na Câmara de Deputados no dia 12 de julho e deve seguir para apreciação, em segundo turno, no dia 6 de agosto. Em enfrentamento a esse projeto, que atingirá a aposentadoria de todos/as trabalhadores/as caso aprovado, a data está sendo chamada como Dia de Luta nos Estados.

No dia 5 de agosto, um dia antes da nova votação, a mobilização no RS será às 19h no Aeroporto Salgado Filho, de onde partem os deputados federais gaúchos para a capital federal. A ideia do ato é pressionar para que votem contrariamente à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, da Reforma da Previdência. Na votação do primeiro turno, 22 deputados naturais do RS votaram a favor à proposta e nove contra.

Apontado pelas centrais sindicais, o dia pretende pressionar deputados e deputadas pela rejeição à PEC 6/2019. No primeiro turno, foram 379 parlamentares favoráveis e 131 contrários. Para que a PEC avance ao plenário do Senado, é necessário a votação favorável de 308 deputados no segundo turno da Câmara.

Confira o informativo especial da CSP-Conlutas sobre a mobilização e sobre a PEC 6/2019 aqui. 

Greve Nacional da Educação

Em relação à Greve Nacional da Educação, convocada para o dia 13 de agosto, a reunião do Fórum indicou a preparação de atos em todo o estado. Em Porto Alegre, a manifestação será às 16h, com concentração em frente ao Palácio do Piratini, caminhada até a Esquina Democrática e encerramento na Faculdade de Educação da UFRGS. O Fórum também irá preparar um panfleto para mobilizar a população para o dia, que tem como foco a contrariedade aos ataques à educação, bem como à PEC 6/2019.

“Os dias 6 e 13 de agosto demonstrarão, mais uma vez, a indignação da população em relação aos governos que só prejudicam a vida do povo trabalhador no Brasil e no Rio Grande do Sul”, pontua Frizzo.


O Fórum

O Fórum pelos Direitos e Liberdades Democráticas do Rio Grande do Sul reúne movimentos e entidades sindicais e políticas, no intuito de fortalecer o combate aos retrocessos e lutar pelos direitos sociais. Nacionalmente, foi lançado em fevereiro (confira aqui o manifesto). No RS, o lançamento ocorreu no Dia do Trabalhador/a, 1º de maio, com os seguintes eixos:

 – Defesa dos direitos trabalhistas e contra o fim do Ministério do Trabalho

– Defesa da Previdência Pública e universal. Contra a Reforma da Previdência!

– Defesa da Educação e da Saúde Públicas, gratuitas e de qualidade

– Defesa da política de igualdade racial, de gênero e respeito às diversidades sexuais

– Defesa das Liberdades Democráticas

– Defesa de Reforma Urbana e Agrária

– Contra a criminalização dos movimentos sociais

– Pela revogação da EC/95

– Em defesa do emprego, salário e moradia

– Em defesa do setor público estatal e contra as privatizações

– Pela Liberdade de ensinar e de aprender, em defesa da autonomia das instituições de ensino públicas.

Na última reunião, participaram quatro seções sindicais do ANDES-SN no RS (ADUFPel-SSind, Aprofurg, SindoIF e Sesunipampa), além de outras entidades sindicais, movimento feminista, movimento estudantil e partidos. Para o diretor da ADUFPel-SSind, “o Fórum tem conseguido articular a unidade de ação no RS e é muito bem-vinda a participação de todas as entidades que se disponham a construir estas lutas em defesa dos direitos e liberdades democráticas”.

Assessoria ADUFPel

fonte: ADUFPel-SSind do ANDES-SN