FORTALECER A LUTA AUTÔNOMA DOS TRABALHADORES CONTRA OS CAPITALISTAS E SEUS REPRESENTANTES
(Nota política de esclarecimento da Coordenação Nacional da Unidade Classista)
Nas últimas semanas foram veiculadas em redes sociais e páginas de sindicatos convocatórias para o ato do dia 20 de agosto, dando a entender que Unidade Classista participa e apoia a “passeata para barrar o golpe”. Cabe esclarecer, no entanto, que nossa organização não assina, não apóia e não participa seja da construção do ato chamado para o dia 16 de agosto, com o mote do “fora Dilma”, seja das movimentações em prol da manifestação convocada para o dia 20, de cunho governista.
Está em jogo uma disputa entre aqueles que, com cada vez menos diferenças entre si, procuram administrar o capitalismo no Brasil e representar os interesses da burguesia. Não cabe mais aos trabalhadores participar de lutas para escolher qual dos seus inimigos estará à frente do poder institucional no país. PT, PMDB, PSDB… nenhum partido da ordem tem condições de fortalecer a classe trabalhadora em sua luta pela emancipação. Ao contrário: tem-se falado muito em golpe ultimamente, porém aqueles que vivem do trabalho já vem sofrendo sérios golpes há anos, tanto com FHC, como com Lula e Dilma.
A recente nota conjunta da FIESP e FIRJAN e o editorial de O Globo defendendo a legalidade mostram que a burguesia não precisa dispensar o governo do PT para garantir seus lucros e colocar a crise econômica na conta da maioria da população.
Nesse sentido, a Unidade Classista conclama os trabalhadores a intensificarem a organização por local de trabalho e moradia para construir uma alternativa à chantagem do impeachment, hipótese descartada pelo núcleo das próprias classes dominantes, e à conciliação governista que ilude parte da esquerda. Construir a greve geral:
Contra o ajuste fiscal de Dilma/ Levy: barrar as demissões!
Contra o PL das terceirizações e precarização do trabalho!
Contra as MPs 664 e 665!
Contra as novas regras para aposentadoria. Pelo fim do fator previdenciário!
Pela reestatização das empresas privatizadas e a estatização das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato!
Pela suspensão do pagamento dos juros da dívida pública!
Pelo salário mínimo do Dieese!