Fim da greve na UERJ dependerá da abertura de negociações pelo governo estadual

A assembleia dos professores a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) desta segunda-feira, 3/9, deliberou pela suspensão da greve da categoria até a quarta-feira, 12/9. A decisão pela saída definitiva da greve está condicionada à abertura de negociações por parte do governo de Sérgio Cabral com os representantes dos trabalhadores e estudantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) em relação à pauta de reivindicações conjunta da universidade.

A suspensão da greve não implica em retorno imediato às aulas. O calendário acadêmico continua suspenso e os professores substitutos, responsáveis por grande parte da carga horária docente na universidade, permanecem sem renovação dos contratos.

Substitutivo à minuta do governo

Os docentes aprovaram ainda um substitutivo à minuta de Dedicação Exclusiva do governo. O texto do substitutivo será apresentado à secretaria de Estado da Casa Civil e à Alerj nesta terça-feira, 4/9. Em todos os pronunciamentos feitos em assembleia, foi reiterado que a proposta de DE do governo não contempla a demanda dos professores. A necessidade de reajuste linear imediato para todos os trabalhadores da universidade, incluindo aposentados, foi reafirmada como pauta emergencial do movimento docente. Na quarta-feira, 12/9, uma nova assembleia avaliará os avanços das negociações com o governo e poderá decidir pela saída definitiva ou pelo retorno à greve da categoria.