Docentes da Uerj intensificam mobilização e mantêm indicativo de greve na pauta

Andes

Assembleia aprovou realização de ato público, ocorrido nesta quinta-feira (23). Mobilização reivindica 6% para as universidades, revogação dos Atos Executivos da reitoria e dos novos critérios do BPC

Em assembleia lotada, realizada na tarde de terça-feira (21), os professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) aprovaram um calendário de intensa mobilização para as duas próximas semanas na universidade. As atividades começaram nesta quinta-feira (23) com a paralisação das aulas às 10h, para a realização de um ato conjunto com estudantes e servidores técnico-administrativos, que aconteceu a partir das 12h, na Rua São Francisco Xavier, em frente ao campus da Uerj.

O objetivo foi cobrar a revogação do veto do governador Luiz Fernando Pezão à emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que destina 6% da receita tributária líquida do estado para as instituições de ensino superior estaduais.Na pauta interna, os docentes consideram crucial a revogação dos Atos Executivos que obrigam os professores em estágio probatório a aumentar a carga horária em sala de aula.

Cobraram ainda o arquivamento das mudanças em curso nos critérios de pontuação do Banco de Produção Científica (BPC). Estas mudanças discriminam professores auxiliares e assistentes, reduzindo suas atividades à sala de aula, e diminuem a carga horária de pesquisa de professores adjuntos, associados e titulares. Além disso, os novos critérios promovem a desqualificação da graduação, não pontuando as práticas de orientação de monografia, monitoria e estágio para o BPC.

A assembleia atribuiu à mobilização a mudança do número de concursos de 40 horas anunciados pela reitoria na última semana. Porém, a discriminação de unidades como a Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo (FFP-SG) e o Colégio de Aplicação (CAp Uerj), que não foram contemplados com um número suficiente de concursos, foi um dos principais alvos de protestos dos docentes presentes. No início de novembro, os docentes voltam a se reunir em assembleia. Na pauta, permanece o indicativo de greve.

Comissão de Educação da Alerj fará audiência pública na Uerj

Como parte do calendário de mobilização, foi anunciada pela diretoria da Asduerj a realização de uma audiência pública da Comissão de Educação da Alerj na próxima quarta-feira, 29/10, às 10h, na Uerj.