Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Desrespeito: Embraer volta a oferecer apenas a inflação - Unidade Classista

Desrespeito: Embraer volta a oferecer apenas a inflação

sindmetalsjc.org.br

Em negociação realizada na sede da Fiesp, setor aero repetiu proposta de aumento real zero

Em negociação realizada com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, os representantes do setor aeronáutico mantiveram a proposta de reajuste de apenas 6,07% mesmo após a greve que paralisou a produção da Embraer por quatro horas, na última terça-feira.

A negociação foi realizada na manhã da quinta-feira, dia 10, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na capital paulista.

A proposta prevê “aumento real zero”, já que corresponde apenas à reposição da inflação do período de setembro de 2012 a agosto de 2013.

O Sindicato fez uma contraproposta aos patrões de 10% de reajuste sem estabelecimento de teto e renovação das cláusulas sociais com inclusão da redução da jornada de trabalho e eleição de delegado sindical.

Na categoria, os metalúrgicos estão conquistando reajustes entre 8% e 10%. A Embraer, maior metalúrgica do estado de São Paulo, é a única a oferecer apenas a inflação como índice de reajuste salarial.

Com a postura da Embraer e dos empresários do setor, os trabalhadores devem partir para novas mobilizações nos próximos dias, a exemplo do que foi feito esta semana.

“A proposta da Embraer é inaceitável e demonstra a intransigência da empresa. Agora, é avançar na mobilização e manter a união entre os trabalhadores da produção e do setor administrativo, além dos companheiros das outras unidades localizadas no estado de São Paulo”, disse o vice-presidente do Sindicato e trabalhador da Embraer, Herbert Claros da Silva.

Mobilização de terça-feira

Os trabalhadores pararam a produção na terça-feira, dia 8, para pressionar a empresa a reabrir as negociações da Campanha Salarial. Diante da paralisação, a Fiesp/Embraer aceitou agendar uma nova reunião com o Sindicato.

Foram 6 mil trabalhadores da produção e setor administrativo parados em frente ao portão principal da Embraer e ao longo da Avenida Faria Lima. Foi a primeira vez desde a privatização da empresa que os setores de produção e administração pararam juntos.

A paralisação começou às 5h51, horário de entrada do primeiro turno da produção, e só terminou às 10h, com a notícia de que a Fiesp havia cedido e agendado a negociação.