Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the download-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the carousel-slider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Demissões na Folha: Sindicato pede reunião emergencial - Unidade Classista

Demissões na Folha: Sindicato pede reunião emergencial

Blog do Luis Nassif

Por Sérgio T.

Do Comunique-se

Passaralho: Folha demite vencedora do Prêmio Esso e encerra ‘Ilustríssima’ do Comunique-se

Escrito por Anderson Scardoelli e Nathália Carvalho

O Grupo Folha, controlador dos jornais Folha de S. Paulo e Agora, realizou demissões na tarde desta terça-feira, 4. Apesar da empresa nem sequer confirmar as dispensas, os cortes atingiram a área de jornalismo – com profissionais deixando a redação em São Paulo e as sucursais em Brasília e no Rio de Janeiro.

Na capital federal, a jornalista Andreza Matais deixou a empresa. Na Folha desde 2006 e com passagem pela extinta Agência Nordeste, a repórter foi responsável, ao lado dos colegas José Ernesto Credendio e Cátia Seabra, pela série de matérias com denúnicas sobre o ex ministro Antonio Palocci. O conteúdo rendeu ao trio o Grande Prêmio Esso de Jornalismo de 2011.

Também da sucursal de Brasília, o editor de imagens Antonio Marcelino da Silva Filho foi outro a deixar o jornal. Primo de Lula Marques, coordenador de fotografia demitido da Folha há um mês, Marcelino permaneceu por 20 anos na publicação. Internamente, a direção local do veículo de comunicação alegou altos sálarios para os cortes. No Distrito Federal, o administrativo da empresa pode ser extinto.

Colunista de automobilismo e coordenador da Folha no Rio de Janeiro, Fábio Seixas também está na lista de dispensados. Ele já foi editor-assistente do caderno de ‘Esportes’ do diário e chegou a viajar o mundo cobrindo os grandes prêmios da Fórmula 1. Em seu perfil no Twitter, citou a filha e demonstrou que a vida não se resume a um emprego. “Vou pegar a Julia na escola e ganhar um beijão dela, porque isso é o que importa”.

Em São Paulo, uma das baixas foi o repórter Evandro Spinelli, responsável por matérias da editoria de política. Editor do ‘Zapping’, coluna diária publicada no Agora e na versão online da Folha, Alan de Faria também deixou de ser funcionário do Grupo Folha. O colunista Nelson de Sá passa a ser colaborador do caderno ‘Ilustrada’. Além do ocorrido nesta tarde, o secretário de redação, Antonio Rocha Filho, deixou o jornal na semana passada, após 24 anos na empresa.

Caderno ‘Ilustríssima’ chega ao fim

A divisão de conteúdo e de suplementos também contou com novidades nesta terça. Publicado desde maio de 2010 nas edições de domingo da Folha, o caderno ‘Ilustríssima’ chega ao fim. A marca, no entanto, permanecerá, mas ocupará apenas “três ou duas páginas” do jornal, conforme uma fonte afirmou ao Comunique-se. O caderno ‘Equilíbrio’ também corre o risco de ser descontinuado.

Portal Imprensa

Após demissões, SJSP solicita reunião emergencial com diretoria da “Folha”

Na última quarta-feira (5/6), a direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) recebeu ligações de jornalistas demitidos pela Folha de S. Paulo, que cientificaram sobre o clima de incerteza gerado na redação devido às dispensas em massa. Os cortes ocorrem em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

De acordo com o site do SJSP, informações preliminares dão conta que a empresa já demitiu 15 jornalistas, mas esse número tende a crescer e atingir até 10% dos seus quadros. Diante da gravidade da situação, a direção do Sindicato entrou contatou a diretoria da empresa solicitando uma reunião de emergência, mas até a tarde da última quarta-feira não obteve resposta.

Além de tentar agendar o encontro, a entidade enviou também ofício manifestando “posição contrária a qualquer situação de desemprego de jornalistas, sejam os contratados pela CLT ou aqueles que mantêm qualquer outro tipo de vínculo com a empresa”.

Por ora, a Folha não comunicou oficialmente a direção do SJSP sobre as demissões.