DECLARAÇÃO DA FSM SOBRE OS ACONTECIMENTOS NA PALESTINA

  • NÃO À HIPOCRISIA IMPERIALISTA
  • UMA SOLUÇÃO JUSTA E PACÍFICA PARA A CAUSA PALESTINA

O mundo inteiro assiste com ansiedade e preocupação ao novo derramamento de sangue que se desencadeia em Israel e na Palestina e que ameaça incendiar toda a região do Médio Oriente.

Para a FSM, não há dúvida de que a causa principal deste ciclo de sangue é a ocupação em curso e a colonização ilegal dos territórios palestinos ocupados por Israel e os crimes contínuos e diários e os bloqueios de Gaza que têm sido cometidos contra o povo palestino há anos. Crimes que são cometidos com a tolerância provocadora e o apoio que Israel recebe das grandes potências imperialistas, ou seja, dos EUA, da União Europeia e do resto dos seus aliados, e que nos últimos anos se tornaram ainda mais brutais e inaceitáveis.

A tentativa daqueles que ao longo do tempo fecham os olhos aos crimes e massacres contra o povo da Palestina e contribuem para a manutenção da ocupação e da colonização, de apresentar Israel hoje como uma vítima da agressão dos Palestinos, é no mínimo hipócrita e mentirosa.

Para a FSM, é evidente que a única forma de garantir e consolidar a paz e a segurança para os povos da Palestina e de Israel, mas também no Médio Oriente em geral, é pôr imediatamente fim à ocupação e colonização israelita nos territórios árabes ocupados, tal como previsto nas resoluções da ONU, e estabelecer um Estado Palestino independente nas fronteiras de 1967, com Jerusalém Oriental como sua capital, e garantir o direito de regresso dos refugiados palestinos.

Neste sentido, a FSM continuará a lutar e a expressar de todas as formas a sua solidariedade com o povo palestino que sofre e luta.