DECLARAÇÃO DA FSM POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DO MIGRANTE

18 Dez 2020

Por ocasião do Dia Internacional do Migrante, em 18 de dezembro, a Federação Sindical Mundial, representando 105 milhões de trabalhadores em 132 países dos cinco continentes, expressa sua solidariedade com os 272 milhões de trabalhadores migrantes estimados globalmente, que foram forçados a deixar seus países devido a conflitos, pobreza, fome e miséria.

Tais condições são criadas pela exploração e pilhagem dos recursos naturais dos povos para os lucros das multinacionais, pelos antagonismos das forças e alianças imperialistas que competem pelo controle dos recursos naturais e dos mercados, fomentando guerras e ondas de migrantes.

Como movimento sindical mundial orientado pela luta de classes, apelamos a todos os trabalhadores e sindicatos para fortalecer nossa solidariedade com os trabalhadores migrantes que também nos países anfitriões trabalham sob dura exploração e retirada de direitos. Agora, durante a pandemia da COVID-19, os trabalhadores migrantes são os primeiros a serem infectados e perderem suas vidas, já que vivem e trabalham em prédios impróprios, sem medidas básicas de proteção.

O dever dos sindicatos militantes é estar ao lado dos trabalhadores migrantes, para tentar organizá-los nas lutas, para se contrapor às vozes do racismo e do neofascismo contra eles. Os trabalhadores não temos nada que nos divida. Pelo contrário, é a luta unida entre os trabalhadores locais e migrantes por seus direitos, pela cobertura de suas necessidades contemporâneas, pelo fim da exploração, que pode pôr fim ao sofrimento dos trabalhadores e às causas da migração.

A Secretaria

Fonte: http://www.wftucentral.org/wftu-statement-on-the-occasion-of-international-migrants-day-2/