CUT organiza atos para filiação em massa ao PT

O Globo

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está organizando atos de filiação em massa ao PT com a intenção de reafirmar a força do partido, num momento em que ex-dirigentes da legenda foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão.

Na última segunda-feira, cerca de 450 pessoas se filiaram ao PT em evento promovido pela direção estadual da CUT de Mato Grosso, em Cuiabá, entre elas líderes sindicais e integrantes de movimentos sociais. Estava previsto para a noite de ontem um ato menor, com a filiação de 50 pessoas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. E na próxima segunda-feira, cerca de 500 dirigentes de sindicatos devem se filiar ao PT, em encontro promovido pelo Sindicato dos Bancários do Rio.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas de Moraes, negou que processo de filiação em massa tenha sido organizado nacionalmente pela direção da CUT ou tenha partido de um pedido do PT. Disse que os atos de filiação são fruto de uma vontade espontânea da população. Na opinião de Moraes, que é filiado ao PT, essas filiações são importantes para mostrar que o partido continua forte, apesar do julgamento do mensalão:

– A ideia é mostrar o vigor da militância, e que, mesmo com essa questão do julgamento, o partido continua tendo novos filiados. O PT continua tendo credibilidade com a classe trabalhadora – afirmou Moraes.

Moraes espera que outros estados organizem atos de filiação em massa ao PT:

– Tenho certeza que Mato Grosso e Rio vão ajudar a “incendiar” outros estados.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, foi convidado para participar do ato de filiação no Rio, mas segundo sua assessoria não deve comparecer.

O presidente da CUT no Rio, Darby Igayara, disse acreditar que as filiações são importante para a imagem do PT:

– Neste momento em que está acontecendo o julgamento (do mensalão), que está direcionado ao PT, é fundamental que novas filiações aconteçam, até para dizer que o PT ainda é forte – afirmou.

Até ontem, o PT tinha 1.580.133 filiados. Em outubro de 2011, eram cerca de 1.515.000 filiados.