Correios: Avanço da greve está nas mãos de São Paulo e RJ

Valor Econômico

A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) estimou ontem que a greve dos funcionários da estatal deve atingir mais de 84% dos servidores a partir de hoje. Esse contingente equivale aos funcionários filiados a 25 sindicatos regionais como do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de São Paulo, que representam 65% da carga de trabalho diária da empresa.

Estava prevista para ontem à noite a realização de uma assembleia para definir sobre a greve, mas até o fechamento desta edição não havia sido concluída.

Trabalhadores do Pará e Minas Gerais decidiram pela interrupção dos trabalhos. Já os sindicatos de outras regiões do país decidem se iniciam a greve na próxima segunda-feira, dia 24.

Os funcionários dos Correios pedem reajuste de 43,7%, o que cobriria a inflação acumulada desde o início do Plano Real, além de aumento linear de R$ 200, tíquete-alimentação de R$ 35 e a contratação de 30 mil trabalhadores, entre outros pontos. A oferta dos Correios reajusta salários em 5,2%, alíquota que cobriria a inflação dos últimos 12 meses.

Segundo a empresa, caso haja paralisação será possível realocar empregados das áreas administrativas, contratar trabalhadores temporários, realizar horas extras e mutirões para triagem e entrega de cartas e encomendas nos fins de semana.