Contra o descaso durante as negociações salariais, trabalhadores mobilizam-se contra a Vale Fertilizantes

Sindiquímica-PR

Trabalhadores da Vale Fertilizantes, unidade Araucária, realizaram na terça-feira, dia 15, uma mobilização em frente a fábrica em protesto ao descaso da empresa com as negociações salariais e reivindicações da classe.

O descaso da Vale se mostra evidente pelos três meses de estagnação durante o período de “negociação” salarial de 2013, tendo em vista que não atendeu as reivindicações dos trabalhadores, tentou alterar benefícios já existentes, não se importou com a melhoria na qualidade nas condições de trabalho de seus funcionários nem tampouco buscou nenhuma agilidade no processo de negociação.

Diante disso, após a rodada de negociação realizada no dia 14 de janeiro na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) – na qual os representantes da Vale não apresentaram absolutamente nada de diferente e ainda reafirmou a alteração em benefícios já conquistados – os trabalhadores decidiram lutar em busca de seus direitos, e juntamente com o sindicato enviaram à empresa um oficio, que estipula o prazo de apresentação de uma nova proposta para até o dia 23 de janeiro.

Caso a Vale não envie a contraproposta até dia 23, dará inicio ao processo de mobilização. “Os trabalhadores de fato estão dispostos a lutar por suas reivindicações e isso com certeza é algo que vai trazer grandes transtornos para a empresa”, afirma o diretor do Sindiquímica-PR, Paulo Roberto Fier.