Congresso CPERS

Juntos e entoando o hino da categoria, mais de 1.800 educadores(as) estenderam uma enorme bandeira, com mais de 20 metros, que estampava imagem do patrono do Congresso, o educador Paulo Freire. Ao lado da bandeira, foram expostas duas faixas, uma verde, representando a soberania, e outra preta, simbolizando o luto e a luta.

O último ato do X Congresso Estadual do CPERS (Centro dos Professores do Estado do Rio Grande Do Sul), a apresentação das 19 teses inscritas pelas diferentes forças políticas e atores independentes que participam do evento, marcou a noite do primeiro dia de debate em Bento Gonçalves.

Cerca de 2 mil educadores(as), eleitos pela categoria em assembleias regionais em todo o estado, encontram-se na Serra Gaúcha para formular e debater coletivamente os rumos da resistência e orientar os próximos anos da organização sindical.

A defesa das teses é parte importante do processo, que envolve intensa discussão sobre a conjuntura, a situação da educação, a pauta de reivindicações e o plano de lutas, além do balanço da atuação do Sindicato desde o último Congresso, realizado em 2016.

Defesa de teses encerra primeiro dia de atividades do X Congresso Estadual do CPERS

As teses abordaram questões educacionais, salariais, sindicais, conjuntura política, pauta de reivindicações e plano de luta.

Fonte da imagem: CPERS

A  UC – Unidade classista defendeu as teses que em sua maioria foram aprovadas pelos Trabalhadores. Na conjuntura nacional, foi aprovada a resolução de formar uma frente contra o fascismo e o fora Bolsonaro. A proposta de Lula livre e o retorno do Sindicato a CUT foram rejeitados pelo Congresso resolvendo não indicar a proposta em sua carta final ficando como Moção.

Em relação a conjuntura internacional aprovamos a defesa da revolução Cubana permanentemente atacada pelo Imperialismo, embora a defesa da Venezuela tenha ficado muito genérica.

As demandas sindicais e o plano de lutas indicam para a Greve, e o ENCLAT defendido por nossa corrente mesmo não sendo rejeitado pelos participantes ainda apresenta resistência das Centrais. Destaque para os delegados da UC que representaram á altura nossa corrente sindical.