Começa o II Congresso Nacional da Unidade Classista

 

Dia 28 de abril, em Fortaleza-CE, teve início o II Congresso Nacional da Unidade Classista (UC) com a presença de mais de cem militantes, entre delegados e delegadas, observadores e observadoras, além de convidados.

 

Na Mesa de abertura foi feita uma saudação da Coordenação Estadual da UC do Ceará e do secretário sindical do PCB, Sidney Moura. Além da saudação, o Secretário Geral do PCB, Edmilson Costa, destacou a importância deste momento para a realização do congresso, em uma conjuntura muito dura para os trabalhadores e trabalhadoras, a tarefa fundamental dos comunistas no movimento sindical é a reorganização da classe trabalhadora para fortalecer o enfrentamento aos patrões e seus governos.

 

No final da tarde, foi realizado um ato político de abertura do II Congresso Nacional da UC com representação de aliados nas lutas sindicais. Compuseram a mesa, o Secretário Geral e o Secretário Sindical do PCB e Mercedes Lima que é coordenadora nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro.

 

Roberto Santos, coordenador nacional da UC e militante da construção civil do Ceará, fez uma saudação em nome da Chapa 1 – Unidade e Luta, que disputa as eleições para a direção do Sindicato da Construção Civil do Ceará.

 

Também compuseram a mesa, Raquel Dias representando a Chapa 1 – Andes Autônomo e de Luta, Rebeca Veloso do PSOL-CE, Gersei Oliveira da Intersindical – Instrumento de Luta da Classe Trabalhadora e Cláudio Nascimento da executiva estadual da CSP-Conlutas

 

Em todas as falas reafirmou-se a necessidade de aprofundar a unidade da classe trabalhadora para resistir aos ataques do capital aos direitos dos trabalhadores e trabalhadores, especialmente os desdobramentos nefastos para as mulheres das reformas trabalhista e da terceirização.

 

O II Congresso Nacional da UC continua no domingo com os grupos de trabalho, na segunda-feira a plenária final e no dia 1 de maio os participantes do congresso se somarão aos atos do dia internacional dos trabalhadores e trabalhadoras.