Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the shortcodes-ultimate domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the download-manager domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the carousel-slider domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/j8k63lr5fi95/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Começa muito mal a campanha salarial 2104 na CEF - Unidade Classista

Começa muito mal a campanha salarial 2104 na CEF

avantebancario.blogspot

DIRETORIA DO SINDICATO IMPÕE DELEGAÇÃO CHAPA BRANCA

AO

CONGRESSO NACIONAL DOS EMPREGADOS DA CAIXA!

No último sábado, 17 de maio, realizou-se no auditório do Sindicato do Rio o Encontro Estadual dos Empregados da Caixa, que elege os delegados para o CONECEF – Congresso nacional dos Empregados da CEF. O CONECEF é realizado anualmente desde 1985 e neste Congresso, em épocas passadas, foram definidas campanhas memoráveis na história das lutas dos empregados da Caixa, tais como a jornada de 6 horas (até 1985 os empregados da Caixa trabalhavam 8 horas), o direito à sindicalização (que não tínhamos até 1985) e a readmissão dos demitidos no Governo Collor.

Entretanto, nosso Encontro Estadual deste ano foi muito diferente de períodos passados – e diferente pra pior. Primeiro: praticamente não houve convocação por parte do Sindicato, o que resultou em um Encontro com apenas 60 participantes do Estado do Rio inteiro – a maior parte de colegas do interior. Segundo, praticamente não houve discussão sobre os problemas que enfrentamos na Caixa e como resolvê-los: o temário limitou-se a uma exposição do representante dos empregados na mesa de negociação e a uma palestra do técnico do DIEESE.

Mas o pior foi logo depois. Durante a palestra do DIEESE, o colega Ricardo Maggi, representante da Federação dos Bancários do RJ na mesa de negociação pelos empregados e que presidia os trabalhos do Encontro Estadual, além de praticamente não abrir espaço para o debate de propostas afirmou que “temos que defender os avanços deste governo federal” – postura absolutamente inadequada a um representante sindical dos trabalhadores. Aí, na hora de compor a delegação do Rio ao Congresso Nacional, descobrimos que o Regimento Interno do Encontro Estadual, aprovado às pressas no início dos trabalhos, definia que a delegação seria eleita por maioria simples – ou seja, se houvesse duas chapas e por hipótese uma tivesse 50% mais um dos votos dos presentes elegeria todos os 29 delegados ao CONECEF.

Contra esta verdadeira ditadura da maioria levantou-se a Unidade Classista. Propusemos rediscussão deste item do Regimento e que fosse restabelecida a prática tradicional que sempre vigorou em TODOS os CONECEFs até agora: a composição da delegação proporcional à votação das chapas no plenário. Entretanto, a maioria dos participantes do Encontro, vinculados à Diretoria do Sindicato, não acatou tal recurso e impôs uma delegação definida por votação majoritária. Em protesto, os participantes do Encontro vinculados à Unidade Classista apresentaram uma declaração de repúdio a essa mudança casuística nas regras do jogo e retiraram-se do Encontro para não coonestar tal imposição.

Esperamos que nas assembléias de Campanha Salarial a Diretoria do Sindicato tenha uma postura mais democrática, pois o respeito á divergência é fundamental para construirmos a unidade na ação – e sem unidade de ação certamente não conseguiremos arrancar nossas reivindicações.

UNIDADE CLASSISTA BANCÁRIA