Combate aos leilões e à política de privatização da Petrobrás mobilizam plenária
apn.org.br
Movimentos sociais do Rio de Janeiro realizam plenária estadual da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso nesta quarta (20).
Passado o Carnaval, a luta contra a privatização das nossas riquezas naturais entra novamente na ordem do dia. Para organizar a mobilização contra a entrega do petróleo brasileiro, acontecerá nesta quarta (20), às 18h, na sede do Sindipetro-RJ, a plenária estadual da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso.
A propagação da falsa ideia de prejuízos da Petrobrás, a convocação de novos leilões previstos para o primeiro semestre de 2013 e a entrega de refinarias e áreas de exploração petrolífera da Petrobrás para a iniciativa privada, processo nomeado de desinvestimento, têm preocupado bastante os movimentos sociais.
– Precisamos aquecer a mobilização e evitar que o petróleo brasileiro vá parar nas mãos das multinacionais estrangeiras. Precisamos de controle público dessa riqueza para definir o seu ritmo de exploração e a destinação dos recursos provenientes dessa atividade, que devem servir para resolver as mazelas sociais do nosso povo e garantir o desenvolvimento de energias limpas para substituir os combustíveis fósseis – convoca Emanuel Cancella, coordenador do Sindipetro-RJ e do comitê operativo da campanha do petróleo.
O Sindipetro-RJ fica na Av. Passos, 34, centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça Tiradentes.