Citi corta 11 mil no mundo e fecha agências no Brasil

O Globo

A direção do Citibank anunciou a demissão de 11 mil funcionários no mundo (o equivalente a 4% do total de empregados) nos próximos meses, para economizar US$ 1,1 bilhão por ano. No Brasil, serão fechadas 14 das 198 agências do banco. O número de demissões de brasileiros não foi revelado. Um membro da diretoria da instituição, que pediu para não ser identificado, disse que o ajuste está sendo feito para que o banco cumpra sua estratégia de concentrar-se em clientes de alta renda, depois de tentar entrar mais fortemente no varejo.

Em comunicado, o Citi explica que estima economizar US$ 900 milhões com as demissões. No texto, o banco admite ainda que “no Brasil será feita uma readequação da rede de distribuição do varejo. O objetivo é concentrar clientes e funcionários em agências com melhor estrutura e capacidade de atendimento”. Hoje, a instituição emprega sete mil pessoas no país.

O banco frisa também que o Brasil seguirá como um mercado prioritário e que está “otimista em relação às oportunidades futuras, mantendo o objetivo de ser o banco de escolha no segmento premium do varejo”.