Chapa apoiada pela Intersindical vence eleição da ADUFMAT e derrota chapa do PROIFES

Intersindical/MT

No dia 13 de dezembro ocorreram as eleições para a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso. Duas chapas pleitearam o sindicato: a chapa 1 composta por professores que estiveram na maior greve do funcionalismo público e a chapa 2 composta por professores que defenderam nas assembleias a posição do governo.

A chapa 1 “Quero ouvir tua voz apesar dessas barras pelaí!” teve apoio da Intersindical por ser a chapa que defendeu na prática os três segmentos da universidade: estudantes, professores e técnicos. A chapa 1 obteve 202 votos; a chapa 2 obteve 193.

A vitória da chapa 1 demonstrou a insatisfação dos docentes frente a posição do Governo Federal que atuou de forma arbitrária durante a greve dos professores, em que o mesmo, não negociou com a categoria, além de interferir nas mobilizações utilizando o PROIFES (federação criada pelo próprio governo) com o objetivo de amortecer e enfraquecer as mobilizações dos docentes.

O resultado das eleições da ADUFMAT e a retomada do DCE pela esquerda nesse ano mostram que os segmentos estão se colocando em movimento em defesa da universidade pública e de qualidade, derrotando a burocracia sindical e estudantil.