CHAMADA PARA AÇÃO INTERNACIONAL EM 29 DE NOVEMBRO – DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO

O dia 29 de novembro é celebrado pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. A FSM considera o dia 29 de novembro de 2023 como um dia em que o movimento sindical classista realizará suas ações de solidariedade, mostrando de forma prática ao sofrido povo palestino que ele não está sozinho em sua luta por liberdade e dignidade, contra o genocídio.

O derramamento de sangue que vem ocorrendo e se agravando desde 7 de outubro, e que já resultou em milhares de mortos e muitos outros feridos, torna mais urgente do que nunca a necessidade de intensificar nossas ações de solidariedade com o povo palestino em luta. O massacre na Palestina, o bombardeio brutal e inaceitável de hospitais, o assassinato de uma criança a cada 10 minutos são crimes cometidos com a tolerância provocadora e o apoio que Israel recebe dos EUA, da União Europeia e do restante de seus aliados.

A causa principal dessa situação é a ocupação ilegal e a colonização dos territórios palestinos ocupados por Israel e os contínuos crimes diários e bloqueios de Gaza que vêm sendo cometidos contra o povo palestino há décadas.

O apoio e a solidariedade consistentes e com base em princípios ao heroico povo palestino sempre foram uma prioridade para o movimento sindical internacional classista. Está claro que a única maneira de garantir e consolidar a paz e a segurança para os povos da Palestina e de Israel, mas também em todo o Oriente Médio, é pôr um fim imediato à ocupação israelense e aos assentamentos nos territórios árabes ocupados, conforme estabelecido nas resoluções da ONU, e estabelecer um Estado palestino independente nas fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital e garantir o direito de retorno dos refugiados palestinos. Ao mesmo tempo, também está claro que, à medida que a agressão imperialista se intensifica, nossa solidariedade também deve se intensificar!

Enquanto os palestinos em Gaza vivem sem comida, água e eletricidade há quase dois meses, enquanto um ataque assassino sem precedentes está sendo realizado para arrasar a Faixa de Gaza, trabalhadores de todos os cantos do mundo se recusam a permanecer em silêncio! Os sindicatos militantes unem suas vozes ao povo palestino, condenam a hipocrisia imperialista e exigem um cessar-fogo imediato.

A FSM convoca seus afiliados e amigos, sindicatos classistas e militantes de todo o mundo a organizar mobilizações e manifestações, tanto nas ruas quanto nos locais de trabalho, com o cartaz da campanha e bandeiras palestinas, sob o slogan:

“Trabalhadores do mundo inteiro estão com a Palestina”.

A Secretaria