Carta de apoio aos trabalhadores processados da UFABC
cspconlutas
Funcionários da instituição denunciavam assédio moral e podem ser demitidos; coordenação geral do sindicato também faz parte dos processados
Trabalhadores da Universidade Federal do ABC
estão sendo processados por terem organizado mobilizações no início de 2013, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da UABC (SinTUFABC), a fim de exigir o afastamento do chefe do setor que mantinha práticas de assédio moral para com seus subordinados.
Leia a moção de apoio aos trabalhadores da UFABC e envie aos emails da reitoria da instituição e do sindicato, listados mais abaixo:
MOÇÃO DE APOIO AOS TRABALHADORES DA UFABC, QUE ESTÃO SENDO PROCESSADOS POR TEREM FEITO DENÚNCIA CONTRA O ASSÉDIO MORAL NA UNIVERSIDADE
Vimos, pela presente moção, manifestar nosso apoio aos 22 trabalhadores, dezenove do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) e três coordenadores gerais do sindicato, que estão sofrendo processo administrativo disciplinar na Universidade Federal do ABC (UFABC). Estes trabalhadores estão sendo processados com a finalidade de serem demitidos pelo fato de no início de 2013 terem se organizado, juntamente com o Sindicato (SinTUFABC), para exigir o afastamento do chefe do setor que mantinha práticas de assédio moral para com seus subordinados.
A inclusão da coordenação geral do Sindicato no processo administrativo evidencia ainda mais a o ataque à livre organização sindical e a toda a categoria.
A comissão do processo administrativo, nomeada pela reitoria, e que parece não conhecer o princípio da imparcialidade e impessoalidade, está indiciando os trabalhadores por motivos que caracterizam prática antisindical, como “insubordinação grave” e “formação de quadrilha”. Porém já absolveu o chefe, mesmo com a existência de provas materiais e testemunhais.
A (NOME DA ENTIDADE)
reitera seu apoio aos trabalhadores processados e reafirma a importância da liberdade sindical e direito à livre organização dos trabalhadores.
Enviar para:
Reitoria: reitoria@ufabc.edu.br
Sindicato: contato@sintufabc.org.br