CAMPANHA SALARIAL – TRABALHADORES DOS CORREIOS DEVEM REJEITAR PROPOSTA REBAIXADA DA DIREÇÃO DA ECT

No próximo dia 24/08, os trabalhadores dos Correios em todo Brasil, estarão realizando sua Assembleia Extraordinária para avaliação da Campanha Salarial 2023/2024. O objetivo é analisar o quadro geral da conjuntura e debater as propostas apresentadas pela direção dos Correios para a categoria mais precarizada dos empregados públicos federais que foram brutalmente atacados nas gestões anteriores.

Os trabalhadores dos Correios estão atentos e mobilizados para encampar a luta pela plena recuperação de seus direitos que foram atacados nos últimos anos, e agora, mesmo com um dito governo progressista, que diz defender os trabalhadores, a direção da ECT segue apresentando uma proposta rebaixada que pouco acrescenta para a categoria.

Logo com a posse do governo Lula, foi barrada a privatização e apresentado um conjunto de medidas que prometiam fortalecer os Correios como empresa pública, além de preparar uma política de valorização dos trabalhadores. Aconteceram sinalizações de avanços, porém, com pouco impacto para a vida dos trabalhadores. Essas medidas foram implementadas de imediato para a categoria: A “folga aniversário” que garantiu o retorno da folga remunerada como repouso no dia do aniversário do trabalhador; A licença para o acompanhamento médico dos filhos; O benefício para tratamento dos filhos com necessidades especiais; O retorno da licença maternidade de 180 dias. Porém ainda ficou como promessa nesse processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a criação da Licença Paternidade (de 20 dias) e a Mesa de Negociação Permanente Regionais.

Os representantes da ECT no processo de negociação garantiram que o prazo para o fim das negociações chegue até o dia 31 de agosto. Porém, de forma preventiva e garantindo através de liminar, a FENTECT entrou com um processo que foi deferido garantindo a Data-Base. Isso significa que mesmo que ultrapasse o prazo apresentado pela direção dos Correios, os direitos serão garantidos de forma retroativa.

O Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT, reunido no dia 17/08, foi surpreendida com uma proposta rebaixada por parte dos Correios que não quer resolver os problemas da categoria, apresentando a seguinte proposta econômica:

1) 3,18% de recomposição nos salários, em janeiro/2024;

2) 3,18% nos benefícios, a partir de agosto/2023;

3) Acordo Bianual (validade de 2 anos).

A proposta apresentada é insuficiente para atender as demandas e necessidades da categoria, o que não repõe na íntegra as perdas salariais dentro do cenário econômico de recuperação e acaba demonstrando que a tal “bandeira da valorização profissional” é apenas uma peça de marketing para iludir a categoria.

PLANO DE SAÚDE E A VIGÊNCIA DO ACT POR 2 ANOS

A proposta apresentada pela direção da ECT sobre a Cláusula de saúde aponta a questão problemática da relação desigual do Plano de Saúde para os funcionários ativos e ignorar os trabalhadores aposentados ou que saíram nos Planos de Desligamento Incentivado (PDI). Os aposentados, praticamente foram expulsos, tanto pelas regras burocráticas como pela própria situação material do trabalhador que não consegue arcar com os pagamentos das mensalidades e coparticipação. O Comando Nacional de Mobilização e Negociação (CNMN) da FENTECT está preocupado com a manobra da direção da ECT por dois motivos.

Primeiro, porque a redução percentual é muito pouco para ter algum impacto positivo para os trabalhadores – a proposta da ECT é reduzir em 5% a mensalidade de forma progressiva – quem recebe mais que 5 mil, paga uma taxa a mais. Além de não retornar ou garantir os aposentados dos Correios.

Para a Unidade Classista, fica evidente que a categoria deve se manter mobilizada para cobrar os direitos da forma coerente, os negociadores do governo querem blindar o governo para os próximos dois anos, período proposto para que a Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) seja aprovada e validado. Enfim camaradas, O GOVERNO QUE GOVERNO, DIREITOS SE DEFENDE! só a luta organizada para trazer benefícios aos trabalhadores. Por isso, a Unidade Classista endossa a orientação pela rejeição da proposta apresentada pelo direção dos Correios.

UNIDADE CLASSISTA!
FUTURO SOCIALISTA!