Campanha Salarial: trabalhadores da Embraer param por reajuste salarial

sindmetalsjc.org.br

Assembleia exige que empresa aumente proposta de aumento real

Os trabalhadores da Embraer Eugênio de Melo estão neste momento em assembleia pela Campanha Salarial. Funcionários do primeiro turno estão parados desde as 6h.

Com a paralisação, os metalúrgicos da produção e setor administrativo pretendem pressionar a empresa para que aumente a proposta de reajuste salarial e volte a negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos.

Até agora, a empresa propôs apenas 6,6% de reajuste, o que significa 6,07% de inflação e 0,5% de aumento real. Esse é o menor índice da categoria metalúrgica em todo o estado de São Paulo.

Esta é a segunda vez, neste mês, que os trabalhadores da Embraer param a produção. No dia 8, funcionários da sede da empresa, na Avenida Faria Lima, atrasaram a entrada em quatro horas.

A Campanha Salarial dos metalúrgicos já chegou ao final em todos os setores, exceto entre as empresas aeronáuticas, lideradas pela Embraer. Os reajustes por grupos patronais ficaram entre 8% e 9%, sendo que em algumas fábricas bem menores do que a Embraer os trabalhadores chegaram a acordos de 11%.

Redução da Jornada

Além do reajuste salarial, os funcionários da Embraer também reivindicam a redução da jornada de 43h para 40h semanais. O assunto será inclusive debatido, nesta quarta-feira, dia 23, em Audiência Aberta na Câmara Municipal de São José dos Campos, às 18h.