CAMPANHA INTERNACIONAL DA FSM: LIBERTAR TODAS AS CRIANÇAS PRESAS PALESTINAS DAS PRISÕES ISRAELENSES

Cartaz da campanha internacional da FSM

01 de janeiro de 2021

Queridos companheiros (as),

Como recentemente decidido pelo Conselho Presidencial da FSM, em janeiro de 2021 a Campanha Internacional da FSM para a libertação de prisioneiros palestinos, especialmente crianças, das prisões israelenses, começa.

De acordo com estimativas de palestinos, há 4.400 palestinos detidos em prisões israelenses, incluindo 39 mulheres e 155 crianças, e cerca de 350 estão sendo mantidos sob a política de detenção administrativa israelense, que permite que palestinos sejam detidos sem acusação ou julgamento.

Os prisioneiros estão sendo mantidos em confinamento solitário sem condições humanitárias, enquanto Israel aprovou uma lei que impõe condições mais rígidas.

Nenhuma medida foi tomada durante a pandemia para proteger os prisioneiros nas prisões israelenses. Por exemplo, um total de 137 prisioneiros foram infectados pelo COVID-19 na prisão de Gilboa no norte de Israel.

As razões pelas quais os palestinos estão sendo presos são porque eles se opõem à ocupação israelense de seus territórios e à política criminosa de Israel, que diariamente os sujeita a dificuldades, perigos e restrições.

Quanto aos prisioneiros menores, desde 2000, cerca de 12.000 crianças palestinas foram presas pelas forças israelenses na Cisjordânia ocupada e mantidas em prisões militares israelenses, muitas delas com apenas 12 anos de idade. Em alguns casos, até crianças de 6 e 7 anos foram presas pelo exército. Israel leva aos tribunais militares de 500 a 700 crianças palestinas a cada ano, enquanto, em média, 200 a 300 crianças são mantidas em prisões israelenses por mês.

Crianças são violentamente presas, abusadas, interrogadas durante semanas, intimidadas, trancadas em confinamento solitário, solicitadas a assinar documentos em hebraico que não entendem, não têm permissão para ver seus pais, que às vezes perdem seus rastros ao carregá-los da prisão.

As crianças presas também estão sendo interrogadas, detidas e julgadas por soldados e militares israelenses. Isso viola o direito internacional, que estipula que os tribunais militares podem ser usados ​​para processar civis apenas temporariamente. Apesar de ter assinado a 4ª Convenção de Genebra sobre a Proteção de Civis em tempo de guerra e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que prevê medidas de proteção específicas para crianças detidas, Israel é o único país a julgar crianças no serviço militar tribunais sem as devidas garantias. As crianças, mesmo quando liberadas, apresentam problemas de saúde física e mental devido às condições de encarceramento e detenção nas prisões israelenses.

O movimento sindical internacional de classe, junto com sua luta pelo reconhecimento do Estado palestino independente com Jerusalém Oriental como sua capital, deve intensificar sua luta contra este comportamento criminoso exigindo a libertação de todos os prisioneiros palestinos, especialmente crianças.

A FSM apela a todos os seus membros sindicais e amigos em todos os cantos do globo para expressar sua solidariedade aos prisioneiros palestinos e unir suas vozes e forças participando ativamente na campanha da FSM:

– Organização de protestos promovendo os materiais e demandas da campanha da FSM

– Realização online de eventos informativos e solidários

– Apoiar as resoluções da FSM para as Nações Unidas e outras organizações internacionais sobre a proteção dos direitos das crianças palestinas

– Apresentação de memorandos às embaixadas de Israel em seus países

– Informar os trabalhadores e os sindicatos de sua área

Companheiros(as),

Nestas difíceis e especiais condições em que se encontra a classe operária e o povo neste novo ano, apelamos que continue as nossas lutas com persistência e internacionalismo, para defender os interesses dos trabalhadores de todos os países, contra todas as injustiças e crimes. Ação nefasta do Capital contra os trabalhadores e suas famílias.

Ninguém sozinho nas lutas!

Liberdade para prisioneiros palestinos e prisioneiros infantis!

Fonte: http://www.wftucentral.org/wftu-international-campaign-release-all-palestinian-child-prisoners-from-israeli-jails/