BRASIL: A FSM SOBRE AS INUNDAÇÕES NA BAHIA

Atenas, 27 de novembro de 2021

Brasil: A FSM sobre as inundações na Bahia

A Federação Sindical Mundial, a nossa grande família sindical classista de 105 milhões de membros em 133 países de todo o mundo, estende a sua solidariedade às trabalhadoras e aos trabalhadores brasileiros, afetados pelas tempestades e fortes inundações no estado da Bahia, onde 72 municípios se encontram em situação de emergência.

As cheias deixaram mais de 19.000 pessoas deslocadas e cerca de 16.000 pessoas necessitadas de abrigo. Pelo menos 18 pessoas morreram desde Novembro até à atualidade. Além disso, o número de pessoas feridas em vários acidentes durante as chuvas chegou a 286. Estima-se que 430.869 pessoas tenham sido afetadas.

Expressamos nossas profundas condolências às famílias das vítimas e nossa solidariedade para com os milhares de pessoas afetadas. Exigimos que as pessoas afetadas recebam todo o apoio necessário das autoridades para a sua proteção e alojamento em regiões e casas seguras.

Como movimento sindical mundial classista, insistiremos sempre na importância de medidas de proteção contra fenômenos climáticos extremos, na construção de obras anti-inundações, para a proteção das vidas, casas e empregos das e dos trabalhadores e dos povos.

O Secretariado