Bloco de Luta e Cpers ocupam Assembleia e presidente promete intermediar audiência com Tarso

sul21.com.br

Cerca de 50 integrantes da Comissão de Educação do Bloco de Luta pelo Transporte Público iniciaram, às 16h da terça-feira (10), a ocupação da antessala do gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seguida, integrantes da direção do CPERS – incluindo a presidente do sindicato, Rejane de Oliveira – se juntaram ao grupo.

O presidente do Parlamento, deputado Pedro Westphalen (PP), realizou a primeira reunião com os manifestantes às 17h25min. Nesta ocasião, o grupo expressou que só sairia da Assembleia após ser marcada uma audiência entre o governador Tarso Genro (PT) e o comando de greve do CPERS.

Leia mais:

Grupo realiza assembleia para definir próximos passos do movimento

A paralisação da categoria já está em seu 16º dia e reivindica o pagamento do piso nacional do magistério e a suspensão da reforma do Ensino Médio. Os sindicalistas afirmam que não reconhecem mais o secretário estadual da Educação, José Clóvis de Azevedo, como um interlocutor com o governo e exigem uma reunião direta com Tarso.

Após a conversa inicial com os manifestantes, o presidente da Assembleia Legislativa se reuniu com outros deputados e integrantes da segurança legislativa. Em seguida, ele informou ao grupo que havia agendado uma reunião para as 8h30min desta quarta-feira, na sede da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH)

Presidente do CPERS Rejane de Oliveira afirma que governo “faz de conta” que negocia

Entretanto, esta segunda conversa foi mais tensa. Em nenhum momento, Pedro Westphalen garantiu que a reunião seria com o governador. O deputado reiterava que havia agendado um encontro “com o governo”.

Além disso, manifestantes informaram ao presidente que dois menores de idade haviam sido agredidos pela segurança legislativa no portão do estacionamento da Casa. Eles estavam tentando receber os sanduíches que manifestantes do lado de fora da Assembleia queriam entregar.

Os dois menores exibiram os ferimentos nas costas ao presidente, que afirmou que qualquer abuso será devidamente apurado através das imagens das câmeras do Parlamento. Em seguida, Westphalen autorizou a entrada dos manifestantes que estavam do lado de fora da Assembleia.

Reunião entre governo e comando de greve do CPERS ocorrerá às 8h30min desta quarta-feira (11)

Neste momento, o comando de greve do CPERS realiza uma reunião próximo à sala onde ocorre a ocupação. O restante dos manifestantes aguarda o inicio de uma assembleia do movimento. O presidente Pedro Westphalen entende que, como a audiência com o governo já está marcada, a demanda do grupo já foi atendida. Ele afirmou que irá aguardar a decisão dos manifestantes, que iniciam, às 20h30min, uma assembleia coletiva do movimento.