Ato unificado da educação em Seropédica: porque dia do trabalhador é dia de luta!
No dia 05 de maio de 2016, trabalhadores e estudantes da rede municipal e estadual de educação e trabalhadores e estudantes da Universidade Rural, fomos às ruas cobrar nossos direitos, num ato unificado pelo dia do trabalhador, que durou mais de 4 horas. Saindo da UFRRJ rumo à Praça do km 49, no Centro de Seropédica, o ato contou com a participação de sindicatos, entidades e organizações de juventude, como o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (SEPE Seropédica-Paracambi), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Rural (Sintur-RJ), a Associação de Docentes da Universidade Rural (Adur), além de setores do Psol. A União da Juventude Comunista (UJC) e a Corrente Sindical Unidade Classista (UC) marcaram presença desde o início da construção deste dia 5.
Ocupamos as ruas em defesa da educação pública, num cenário de greve no município de Seropédica e no estado do Rio de Janeiro, com mais de 70 ocupações de escolas pelos estudantes, que reivindicam melhores condições de ensino e de permanência nas escolas. Exigimos transporte público de qualidade e o fim do monopólio da empresa de ônibus Real Rio, que cobra passagens caríssimas e presta um serviço precário. Lutamos também para que nós, moradores e trabalhadores de Seropédica, tenhamos formas de transporte mais eficientes, como o trem de passageiros, de modo a não passarmos horas na esburacada estrada Rio-São Paulo (atual BR-465); a malha ferroviária já existe, mas somente mercadorias escoam por seus trilhos! Reivindicamos também o avanço da rede de proteção à mulher em situação de violência, mais vagas e uma melhor creche municipal. Marchamos também em denúncia ao Projeto de Lei 257, que tramita em caráter de urgência na Câmara, e propõe uma série de retrocessos nos direitos dos servidores municipais, estaduais e federais, como o congelamento de salário, corte das gratificações em 30% e até mesmo plano de demissão voluntária!
Nos tempos sombrios nos quais vivemos, de mais uma grande crise do capital, lutar e reivindicar nossos direitos é um ato de resistência. Este ato do dia 5 foi um grande exemplo de que é possível e necessário construir a unidade entre juventude e diferentes segmentos da classe trabalhadora. Foi a primeira ação do Fórum de Trabalhadores de Seropédica, espaço de articulação entre trabalhadores e jovens que moram, trabalham e/ou estudam neste município tão carente de investimento em políticas públicas.
Não iremos nos calar! Criar, criar, poder popular!
União da Juventude Comunista (UJC)
Unidade Classista (UC)