Após acidente de trabalho, operários paralisam canteiro de obra da CMT em Boa Vista (RR)

cspconlutas

Na sexta-feira (28), um trabalhador foi vítima de acidente de trabalho no canteiro da CMT (Empresa do segmento de infraestrutura), responsável pela obra do Residencial Vila Jardim, localizado na Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista (RR). O operário foi hospitalizado, mas encontra-se em estado grave, inconsciente, com vários ossos do corpo quebrados.

Após ser informado do acidente, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Roraima enviou representações ao local.

Os operários, indignados com o ocorrido, decidiram fazer uma paralisação em solidariedade ao companheiro acidentado e exigiam mais segurança, já que nesse mês, de acordo com os trabalhadores, esse é terceiro caso de acidente de trabalho registrado naquela obra.

O Sindicato realizou uma assembleia do lado de fora do canteiro com a presença de 200 operários. Na ocasião, a categoria decidiu pela paralisação no dia 28/02 e a manter-se mobilizada até o dia 4/03 com retorno dia 5/03 (quarta-feira).

A empresa recusou inicialmente a decisão dos trabalhadores. A categoria pressionou alegando que havia “um companheiro morrendo no hospital”, e que “quem tinha de ter parado a obra

era a empresa”, para demonstrar o mínimo de respeito diante da situação. Os patrões recuaram, porém, impuseram que somente os trabalhadores que estavam do lado de fora da obra poderiam parar, os que permaneceram no canteiro, não. A proposta

foi recusada. Muitos se revoltaram e exigiam “toca a sirene”, em alusão ao toque de fim do expediente de trabalho.

Após muita pressão e negociação, a patronal recuou e tocou a sirene. Passou também a circular comunicando a paralisação dos trabalhos, com retorno somente na quinta-feira (6/03).

Com o ocorrido, alguns trabalhadores, que assim como operário acidentado são da cidade de Manaus, decidiram que não continuariam mais a trabalhar naquela obra. O Sindicato da categoria conseguiu transporte para que os mesmos

retornassem a sua cidade de origem.

Com informações do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Roraima