ANDES-SN, FUNDAMENTAL INSTRUMENTO DE LUTA DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA, NOS SEUS 40 ANOS.

Foi durante os duros anos de ditadura empresarial-militar no Brasil que nasceu um dos maiores sindicatos de professoras e professores da América Latina, o ANDES-Sindicato Nacional, que hoje completa seus 40 anos.

O ANDES-SN, nessas quatro décadas, se confunde com a história do acirramento da luta de classes em nossos país, reafirmando-se como um instrumento fundamental na defesa da educação pública, gratuita e socialmente referenciada, e em todo sua trajetória se colocou ao lado das pautas do conjunto das trabalhadoras e dos trabalhadores, reconhecendo que não é possível lutar pela educação pública em separado da luta pela construção de outro projeto societário.

As lutadores e lutadores deste sindicato estiveram nas trincheiras contra a ditadura empresarial-militar, na defesa da redemocratização do país, contra as políticas neoliberais dos anos 90, com posicionamento crítico e reafirmando sua autonomia diante das políticas de conciliação de classe. E hoje segue firme construindo unidade pelo Fora Bolsonaro e Mourão e pela dignidade da população brasileira.

A Corrente Sindical Unidade Classista, em especial as professoras e professores que fazem parte da Fração ANDES da Unidade Classista, cumprimentam seu sindicato por essa trajetória e reafirmam seu compromisso de fortalecimento deste instrumento de luta, que reconhecemos como o legítimo representante da nossa categoria.

Pela Construção de uma Universidade Popular, vida longa ao ANDES-SN!