Aeroviários de Brasília realizam ato de Repúdio às práticas antissindicais da Gol
CUT
Movimento é nesta quinta (13); Sindicato acusa empresa
de enfraquecer atuações de dirigentes
O Sindicato dos Aeroviários de Brasília (Sindaero-DF) realiza e convida os demais sindicatos a participarem de uma grande manifestação no Aeroporto de Brasília, na próxima quinta-feira (13). O ato é em repúdio às perseguições e à demissão de dirigentes sindicais pela GOL Linhas Aéreas. A atividade está marcada para as 9h, em frente ao check in da GOL.
No dia 4 de fevereiro, o secretário geral do Sindaero-DF, Luciano de Oliveira, foi demitido por justa causa. A empresa utilizou-se de uma foto postada em uma rede social para alegar – mesmo não por escrito – que o dirigente teria denegrido publicamente a imagem da GOL. Na verdade, Luciano, em exercício de seu mandato de dirigente sindical, estava denunciando o descaso da empresa com passageiros e assédio moral contra trabalhadores, muitas vezes submetidos a situações constrangedoras. “A atitude da empresa, essa represália, ocorreu também por conta da construção da nossa pauta, em que foram debatidos diversos pontos, como o fim do assédio moral – uma prática constante na GOL”, disse.
O Sindaero-DF conseguiu reverter a demissão arbitrária na Justiça e Luciano está sendo reintegrado à empresa.
O Sindicato alerta para o fato de a GOL se manter intransigente e continuar a perseguir trabalhadores e dirigentes sindicais, numa clara tentativa de enfraquecer o movimento sindical no aeroporto da Capital.