A Unidade Classista e o bloco de oposição da Apeoesp

Unidade Classista São Paulo

No último sábado, dia 24 de novembro, reunimo-nos com representantes de organizações sindicais que atuam na oposição à atual direção da APEOESP (Articulação-PT, PCdoB e “penduricalhos”).

Tratou-se de uma reunião para acertarmos nossas posições quanto à unidade de ação conjunta na Conferência Estadual de Educação em Serra Negra.

Estiveram presentes três representantes das tendências Escola Na Luta, um representante da corrente CST-Unidos Para Lutar e outro da tendencia Trabalhadores na Luta Socialista (TLS), além de três professores da Unidade Classista e do Secretário Sindical do PCB-SP.

Acertou-se que a UC não integraria organicamente o bloco de oposição, mas atuaria em unidade com os delegados do bloco frente a atual direção da Apeoesp na Conferência Estadual da Educação. Esclarecemos que nossa intenção não se restringiria à Conferência, mas iria além, para um movimento conjunto após o evento e em ações unitárias nos meses seguintes no intuito de fortalecermos a participação e a organização das bases dos professores em suas subsede. Mais que isto, destacamos que a luta dos professores deve se somar às lutas mais amplas dos trabalhadores em defesa de direitos que estão na mira dos governantes para a sua retirada. Chamamos a atenção dos companheiros para o momento internacional quando explode a greve geral na Europa e o movimento internacional dos trabalhadores dá sinais inequívocos de sua presença na luta anticapitalista em diferentes partes do mundo.

Nossas proposições foram bem recebidas e houve compreensão de nossas razões para não integrarmos neste momento ao bloco de oposição que se forma.

Ficou estabelecido o compromisso de nos reunirmos com o bloco posteriormente para definirmos outras ações e articularmos conjuntamente intervenções nas subsede do sindicato.

Para nós, esta reunião representou a efetiva consolidação da Unidade classista frente a outras forças que nos procuraram mediante nossas intervenções no processo de retirada de delegados à Conferência.