A CLASSE TRABALHADORA E O ENFRENTAMENTO AO FEMINICÍDIO E AO RACISMO NA PANDEMIA

O ano de 2020 reafirmou de maneira dramática como a burguesia brasileira é liberal, conservadora e naturaliza a morte das pessoas em nome da manutenção dos lucros e dos seus privilégios de classe – Diante do avanço da pandemia do Novo Coronavírus, pudemos acompanhar o impacto social provocado pela COVID-19. O padrão de contaminação do vírus seguiu uma escalada social no Brasil que atingiu primeiro a burguesia e foi descendo os estamentos sociais até alcançar as periferias e comunidades mais carentes.

Embora a pandemia tenha iniciado na burguesia, ao considerarmos o retorno de muitos destes das suas viagens internacionais, os que foram mais impactados com a crise sanitária foram à população negra e pobre que vive nas periferias, devido à precariedade que sofrem por conta do racismo estrutural, pelas desigualdades escancaradas pelo sistema capitalista Importante lembrarmos que a primeira morte de Covid no Brasil foi justamente uma mulher negra trabalhadora doméstica em São Paulo que contraiu a Covid após retorno de sua patroa de uma viagem internacional.

Além disso, as mulheres da classe trabalhadora foram principalmente impactadas pela pandemia. Dados da pesquisa Violência Doméstica durante a Pandemia de Covid-19, solicitada peloBanco Mundial ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) registraram que no primeiro semestre em 12 estados do Brasil houve um aumento de 22% dos crimes de feminicídio.

Importante entender esses números a partir da compreensão que a formação da nossa classe perpassa pelo reconhecimento de nossa história e formação social brasileira, ou seja, um país que tem um passado colonial, que teve um regime escravocrata por cerca de 300 anos. O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão, e teve a entrada no mundo capitalista forjada pela coerção do trabalho, que nos assegurou um modelo de economia extremamente desigual. Um país onde as mulheres vivem ainda oprimidas por uma concepção de sociedade patriarcal e só conquistaram o direito ao voto no ano de 1927. Tudo isso, diz muito sobre o nível de opressão contra os trabalhadores nesse país, que em sua maioria é formada por esses sujeitos históricos.

O MACHISMO E O FEMINICÍDIO DURANTE A PANDEMIA

Em uma comparação direta entre o ano de 2019 e 2020, o número de mulheres vítimas de feminicídio foi de 7,1%, com a cifra assustadora de 1.326 mulheres assassinadas no Brasil, destas, 66,6% eram negras e 89,9% foram mortas pelo companheiro ou ex-companheiro.

No mesmo documento, foi constatado que a cada 2 minutos uma mulher é agredida no Brasil, além disso, a violência sexual infelizmente tem uma cifra semelhante, a cada 8 minutos ocorre um estupro e mais da metade são contra criança, 57,9%, a maioria contra meninas com 13 anos de idade.

Durante a pandemia a violência doméstica se acentuou na medida em que expôs as mulheres que passaram a ficar mais tempo com seus agressores, seja por trabalharem remotamente ou por terem perdido seus trabalhos.

RACISMO E A NATURALIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA

O espancamento até a morte de João Alberto, homem negro, no estacionamento do Carrefour em Porto Alegre (RS), expos ainda mais uma fratura social derivada do racismo estrutural que permeia a sociedade brasileira. Não que essa situação seja novidade, mas causou revolta e comoção por ter sido registrada em vídeo, ganhando ampla divulgação, e provocou importantes manifestações em todo Brasil organizado pelo Movimento Negro.

O ano de 2020 foi marcado pelo assassinato de pessoas negras, principalmente crianças. O caso do menino Miguel, o filho da doméstica de apenas 5 anos, morto ao cair de um prédio de luxo. O caso de Emily (04 anos) e Rebecca (07 anos) vitima da violência policial que invade as comunidades compõe essa triste estatística.

Segundo Atlas da violência 2020, o jovem negro tem 2,7 vezes mais chance de ser assassinado do que o não negro. O número de vítimas negras por intervenção da polícia é de 79,1% negros. Enfim, o Brasil naturalizou e banalizou a violência contra essa parte da classe trabalhadora.

Fundamental lembrarmos ainda, o caso de Madalena, mulher negra, de 46 anos, que foi encontrada pelo Ministério Público do Trabalho, após 38 anos vivendo sob condições análogas à escravidão em uma residência em MG. O Ministério Público do Trabalho (MPT) resgatou Madalena, em dezembro de 2020, da casa de uma família mineira onde ela trabalhava, sem que tivesse registro em carteira, salário mínimo ou descanso semanal remunerado.

COMO A CLASSE TRABALHADORA DEVE ENFRENTAR O MACHISMO E O RACISMO

A Unidade Classista, corrente sindical ligada organicamente ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), tem a convicção de que é preciso mobilizar esforços para debater e desconstruir essa dinâmica perversa que aflige a classe trabalhadora brasileira.

Como medida emergencial seria a construção de comissões e comitês de base, que se debrucem sobre a temática do combate a violência doméstica e o machismo, conscientizando homens que as mulheres não são sua propriedade, assim como combater a cultura do estupro – iniciando uma campanha de conscientização mais efetiva.

Da mesma forma, com um comitê de luta antirracista nos locais de trabalho, mobilizando os trabalhadores a combaterem qualquer tipo de ação racista, seja cometido pelos patrões ou pessoas que convivem no mesmo ambiente de trabalho. Agindo de forma pedagógica contra os problemas relacionados a intolerância religiosa, preconceito ou racismo velado.

O racismo e o capitalismo não estão desvinculados, quando o primeiro autoriza o controle do Estado sobre a classe trabalhadora, heterogênea e majoritariamente constituídos por mulheres negras. Na atual crise capitalista, presenciamos forte precarização do emprego, redução dos salários, aumento do processo de desregulamentação do trabalho e redução dos direitos sociais para os empregados em geral.

Por isso, nós da Unidade Classista, para além dessas medidas mais urgentes, acreditamos que elas são insuficientes visto que temos a compreensão de que a  base estrutural do machismo e do racismo está ligado diretamente ao sistema capitalista. Por isso, a única saída para a classe trabalhadora é a tomada do poder, a construção de uma sociedade socialista, onde a classe trabalhadora possa viver como já disse o filosofo da práxis: “De cada qual, segundo sua capacidade; a cada qual, segundo suas necessidades” – (Karl Marx).

Fontes:

Feminicídios crescem durante pandemia – Correio Brasiliense – https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2020/10/4883191-feminicidios-crescem-durante-a-pandemia-casos-de-violencia-domestica-caem.html

Casos de feminicídio cresce 22% em 12 estados no País – Agência Brasil – https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2020-06/casos-de-feminicidio-crescem-22-em-12-estados-durante-pandemia

Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2020 – https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/10/anuario-14-2020-v1-interativo.pdf

Atlas da Violência 2020 –

https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2020/08/atlas-da-violencia-2020.pdf

Violência racial: de cada 10 pessoas mortas pela polícia, oito são negras. Entidades cobram resposta do Estado – Geledes – https://www.geledes.org.br/violencia-racial-de-cada-10-pessoas-mortas-pela-policia-oito-sao-negras-entidades-cobram-resposta-do-estado/

A atualidade voraz do racismo no Brasil

https://pcb.org.br/portal2/26631/a-atualidade-voraz-do-racismo-no-brasil/