8 DE MARÇO – DIA DA MULHER TRABALHADORA
Às ruas, por um Brasil sem machismo, racismo e fome.

O dia 8 de março remete diretamente à história da luta das trabalhadoras por direitos e melhores condições de vida. Na atual conjuntura, em que vemos a situação das mulheres brasileiras se degradar a cada dia em função da crise do capital, agravada pela pandemia de covid-19, é necessário levantar a bandeira do feminismo classista para apontar a direção da emancipação das mulheres, por meio da luta revolucionária.

Nos últimos anos, em especial durante o governo de Bolsonaro e Mourão, as mulheres foram as mais afetadas pelas contrarreformas e pelo desmonte do serviço público. Além disso, as ideias conservadoras propagadas pela extrema-direita contribuíram diretamente para o aumento vertiginoso dos casos de violência contra a mulher e de feminicídios durante este período.

Vemos lá fora a guerra imperialista tomando proporções assustadoras, que certamente trará desdobramentos que afetarão a classe trabalhadora em todo o planeta. Mas, se olhamos para nosso próprio país, vemos que a guerra acontece também aqui dentro – nas periferias de Norte a Sul do Brasil -, matando jovens por sua cor e classe. Mulheres negras são as mais afetadas em todas essas circunstâncias, tendo suas vidas arrasadas pela perda de seus filhos e maridos; pela dificuldade de colocar comida na mesa, tendo os piores empregos ou estando desempregadas; se infectando com coronavírus, ao utilizar o transporte público lotado diariamente e dependendo do SUS precarizado e sobrecarregado para sobreviver.

Em tempos tão duros, cabe procurar inspiração no legado da luta feminista. Em 8 de março de 1917, as mulheres trabalhadoras russas se organizaram, passando de fábrica em fábrica, convocando todas e todos para reivindicar “pão e paz”. O movimento cresceu e pavimentou o caminho para a revolução proletária. Este episódio é um, entre tantos, que provam a importância da luta das mulheres diante da tarefa revolucionária de construção de um mundo mais justo.

A UNIDADE CLASSISTA convoca todas as mulheres trabalhadoras brasileiras a ocuparem as ruas neste 8 de março POR PÃO E PAZ, BOLSONARO NUNCA MAIS!
Por um Brasil sem machismo, racismo e sem fome

FEMINISMO CLASSISTA, FUTURO SOCIALISTA!