6 de agosto: A classe trabalhadora vai lutar contra o avanço da terceirização

UC

Amanhã, 06/08, a classe trabalhadora brasileira marchará pela ruas do país contra a aprovação do PL 4330, apresentado pelo deputado federal Sandro Mabel (PR-GO), que abre caminho para ampliar e consolidar em larga escala a terceirização, em todos os setores da classe trabalhadora.

Segundo estudos do Dieese e da CUT, os terceirizados ficam 2,6 anos a menos no emprego, tem uma jornada de três horas semanais a mais e ganham 27% a menos que os trabalhadores contratados pela CLT. E a cada 10 acidentes de trabalho, oito acontecem entre terceirizados. O estudo mostra que no trabalho terceirizado trabalha-se mais, ganha-se menos, o tempo de permanência no emprego é menor e o número de acidentes de trabalho é muito maior. A aprovação desse projeto de lei significa aprofundar essa situação para os trabalhadores brasileiros.

Estima-se no Brasil, cerca de 10 milhões de trabalhadores terceirizados, o equivalente a 31% dos 33,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada no país. Com esse projeto aprovado, a tendência é esse número avançar sobre o trabalho celetista. Por isso, é preciso derrotá-lo!

Neste sentido, a Unidade Classista participará ativamente na luta contra o PL 4330, contra a precarização do trabalho e na defesa dos direitos da classe trabalhadora.