Sintect-PI realiza cursos de formação para trabalhadores

Por Sintetec-PI

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí realizou nos dias 19, 20 e 21 de Junho a Jornada de Cursos de

Formação para Trabalhadores 2014. O evento, que aconteceu no auditório do SINTECT-PI, Centro-Norte de Teresina, contou com a presença de trabalhadores de todo o estado e palestrantes de reconhecimento nacional.

Na manhã do dia 19 (quinta-feira) Sofia Manzano – que é economista, pesquisadora e professora da Universidade do Sudoeste da Bahia, além de militante na corrente sindical Unidade Classista e membro do Comitê Central do PCB – deu início ao curso “Economia Política para Trabalhadores”, apresentando um panorama sobre as categorias básicas no funcionamento do capitalismo e a necessidade de uma tomada de consciência por parte dos trabalhadores para reverter a exploração a que estão expostos diariamente. Sofia também explicou, entre outros vários assuntos, os malefícios do sistema do capital e a viabilidade de alternativas a ele. Sofia Manzano falou sobre a importância do curso: “Todo trabalhador precisa compreender como a economia funciona, porque ele é a principal peça na economia; a economia só funciona com o trabalho, portanto, o trabalhador, que é aquele que exerce o trabalho, é a principal parte da economia. Porém, o debate sobre economia ficou tão confuso pela ideologia dominante que distanciou do trabalhador o conhecimento daquilo que mais interessa a ele, que é saber como a sociedade funciona, como se produz a riqueza e como a riqueza dele é apropriada…”

O

professor dr. Milton Pinheiro, Pesquisador dos Movimentos Sociais, Políticos e Sindicais da Universidade Estadual da Bahia, ministrou durante todo o dia 21 (sábado) o curso “Formação Política e Sindical”. O curso explorou, sob uma abordagem histórica, os movimentos sociais e sindicais brasileiros desde o início do século passado, propondo perspectivas para a luta dos trabalhadores na atualidade. Milton Pinheiro, que também é militante na corrente Unidade Classista e membro do Comitê Central do PCB, falou sobre a importância da formação intelectual para os trabalhadores: “Qualquer trabalhador, que lute por reivindicar seus direitos, que lute para modificar a sociedade, precisa se formar, do ponto de vista intelectual, para entender o que representa os seus interesses, o que representa a transformação. A ideia do curso é justamente essa, discutir a história da luta dos trabalhadores, das lutas sindicais, populares e camponesas no Brasil […]. No caso dos Correios é importante, porque esta á uma categoria combativa, que tem demonstrado através de luta, da organização de greves a defesa dos interesses dos trabalhadores dessa empresa. Então é um momento para formar o trabalhador para defender seus interesses e para transformar a sociedade”.