39º CONGRESSO DA FENAJ DEFENDE A LUTA CONTRA A EXTREMA DIREITA

Nos dias 17, 18, 24, 25 e 26 de setembro de 2021, ocorreu de forma virtual o 39º Congresso Nacional da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que foi sediado na cidade do Rio de Janeiro/RJ. Os 66 delegados que representaram os 16 sindicatos filiados a Federação denunciaram a escalada de violência por parte das autoridades no Brasil e o grande número de profissionais mortos pela COVID-19.

Dos quase 600 mil mortos vítimas da pandemia no Brasil, 286 foram jornalistas, segundo levantamento apresentado pela FENAJ, esse foi o maior número de vítimas entre profissionais da imprensa em todo o planeta. No documento final do congresso, “Carta da Cidade do Rio de Janeiro” os trabalhadores apontaram os riscos oriundos da profissão e as perseguições encabeçadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

O Congresso dos jornalistas também repudiou o projeto neoliberal e a escalada de violência comandada pela extrema direita. Jair Bolsonaro foi um dos grandes que mais atentou contra a categoria, das 429 ameaças de violência contra jornalistas, 175 partiram diretamente do presidente.

Na redação final do documento, foi aprovado “o compromisso de luta permanente em defesa da classe trabalhadora, dos direitos e da democracia, demarcando o jornalismo como ferramenta fundamental contra o obscurantismo, o ódio e os retrocessos econômicos, sociais, políticos, ambientais e culturais que hoje marcam nosso país”.

O dirigente da Unidade Classista do Amazonas, Paulo Tadeu, participou ativamente do 39º Congresso Nacional da FENAJ, atuando de forma decisiva para o avanço da luta dos trabalhadores do jornalismo.