Ato em defesa dos direitos na aposentadoria reúne duas mil pessoas em Natal (RN)

Andes

Atividade faz parte da agenda do Movimento Unificado dos Idosos Aposentados e Pensionistas (UNA-SE)

Cerca de duas mil pessoas, em sua maioria aposentados, participaram de uma caminhada nas ruas da cidade de Natal (RN), na tarde de sexta-feira (19), em defesa dos direitos na aposentadoria. A atividade faz parte da agenda de mobilização do Movimento Unificado dos Idosos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS (UNA-SE), do qual participa o ANDES-SN com apoio das Seções Sindicais.

Entre as pautas defendidas pelos manifestantes estão a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4434/08, que trata do reajuste dos benefícios mantidos pelo Regime Geral da Previdência Social e do índice de correção previdenciária; e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555/06, pelo fim do desconto da contribuição previdenciária sobre aposentadorias e pensões do serviço público. Esta última proposta aguarda há quatro anos a deliberação no plenário da Câmara dos Deputados.

Segundo a 1ª vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN, Maria Regina Moreira, que participou da passeata, o ato foi importante para mobilizar e unificar o movimento dos aposentados e dos trabalhadores. “Esta não é apenas uma luta dos aposentados, mas sim dos trabalhadores como um todo. Precisamos pressionar o Congresso Nacional para a aprovação dessas pautas e, para isso, precisamos manter forte a mobilização”, disse.

UNA-SE

Lançado no dia 5 de agosto, o UNA-SE oficializa a unificação das ações empreendidas pelo Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e pela Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos), e reúne dezenas de entidades protagonistas na defesa dos direitos na aposentadoria, entre elas o ANDES-SN. O lançamento foi realizado no Congresso Nacional, e contou com a participação de representantes das entidades e dezenas de parlamentares.

A criação do UNA-SE tem como objetivo fortalecer as ações na defesa dos direitos na aposentadoria, independente do vínculo empregatício, por meio da união das entidades na defesa dos diretos das categorias. Conforme o Movimento, a iniciativa conta com o apoio de 40 milhões de pessoas.

Manifestações semelhantes já ocorreram nas cidades de Brasília (05 de agosto), Rio de Janeiro (16 de agosto), Porto Alegre (21 de agosto) e São Paulo (28 de agosto) com o objetivo de informar e conscientizar sobre a necessidade de aprovação das propostas.

Encontro

Na manhã de sexta-feira (19), no 1º Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base, o UNA-SE entregou um documento ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), candidato a governador do Rio Grande do Norte, em que solicita a aprovação do PL 4434/08 e da PEC 555/2006.